Recreio
Busca
Facebook RecreioTwitter RecreioInstagram Recreio
Corpo Humano / Curiosidade

Tomar água com açúcar realmente acalma?

Você provavelmente já ouviu falar que tomar água com açúcar acalma, mas será que funciona mesmo?

Letícia Yazbek Publicado em 12/11/2021, às 14h15 - Atualizado em 02/04/2022, às 12h00

WhatsAppFacebookTwitterFlipboardGmail
Imagem ilustrativa de cubos de açúcar - Pixabay
Imagem ilustrativa de cubos de açúcar - Pixabay

Quem nunca ouviu falar que tomar água com açúcar acalma? Essa crença é antiga e muito popular, e é comum, em situações de estresse, que seja oferecido um copo da mistura, com o objetivo de fazer uma pessoa se sentir melhor. Mas será que isso é mesmo verdade?

Segundo os cientistas, a mistura de água com açúcar não possui qualquer propriedade calmante. No entanto, isso não quer dizer que o ato de beber a mistura não pode ajudar alguém a se acalmar.

O que ocorre nesses casos é um efeito placebo. Como a crença é muito difundida, a pessoa geralmente acredita que vai se acalmar e o método acaba funcionando. Além disso, o ato de beber a água muda o foco de atenção por alguns instantes. Assim, a pessoa respira mais devagar, deixa de se concentrar na causa do estresse e se sente mais tranquila.

O sabor doce da água com açúcar também produz uma sensação de prazer que está ligada ao bem estar. Isso acontece principalmente com pessoas que costumam comer doces quando estão ansiosas.

É importante lembrar que oferecer água com açúcar não é uma boa ideia se a pessoa for diabética, por exemplo. Para não correr nenhum risco, o ideal é oferecer apenas água mineral. Outras técnicas como conversar com alguém, respirar fundo e contar até 10 têm efeito semelhante, fazendo a pessoa se distrair e ficar mais calma.