Recreio
Busca
Facebook RecreioTwitter RecreioInstagram Recreio
Corpo Humano / Curiosidades

Desvende 10 enigmas sobre o corpo humano

Acabe com enigmas que rondam o corpo humano dos pés à cabeça!

Letícia Yazbek e Maria Carolina Cristianini Publicado em 17/03/2022, às 18h00

WhatsAppFacebookTwitterFlipboardGmail
Imagem ilustrativa do corpo humano - Pixabay
Imagem ilustrativa do corpo humano - Pixabay

1. Cortar os cabelos não deveria ser dolorido?

Não! Os cabelos e pelos do nosso corpo são formados por duas partes: raiz e hastes. A raiz fica dentro do couro cabeludo e é composta de células vivas. Já a haste é a parte de fora (que vemos) formada de células mortas. É por isso que, quando cortamos os fios de cabelo, não sentimos nada — estamos aparando somente a parte sem vida. Mas, se puxarmos o cabelo, sentimos dor porque a raiz também é puxada.

2. Por que dormimos com os olhos fechados?

Durante o sono, os músculos relaxam. E o que mantém as pálpebras abertas é um desses músculos — quando ele relaxa, a pálpebra se fecha. Além disso, sem luz entrando pelos olhos, o cérebro entende que é hora de dormir! Pálpebras fechadas ainda evitam o ressecamento dos olhos.

3. Dá para segurar o bocejo?

Tente e você fará uma careta! O bocejo surge quando ficamos cansados e respiramos com menos força. O organismo sente a falta de oxigênio e produz uma respiração profunda para receber mais ar. É por isso que, mesmo sem querer, acabamos abrindo a boca! Acredita-se também que, com o bocejo, uma área do cérebro seja ativada para espantar o sono.

4. Por que o bafo é quente e o sopro é frio?

O segredo está na velocidade do ar. Quando só abrimos a boca para o ar sair, a velocidade é baixa e quase não há contato com o ar ambiente. Assim, o bafo permanece quente como o corpo. No sopro, o ar sai bem mais rápido e encontra camadas de ar mais frias. A união entre velocidade e alguns graus a menos deixa o sopro frio.

5. Para que serve o umbigo?

O umbigo é só uma lembrança de quando você estava na barriga da sua mãe, ligado a ela pelo cordão umbilical. Antes de nascer, o bebê é alimentado por substâncias do sangue da mãe. Essa comida chega até ele pelo cordão umbilical. Quando o bebê nasce, o médico corta o cordão. Depois de um tempo, no lugar onde ele estava, surge uma cicatriz: o umbigo.

6. Por que existem pessoas destras e canhotas?

Acredita-se que haja uma relação com características herdadas de antepassados. Para determinar se alguém será destro ou canhoto, vários genes se combinam e trocam informações.

7. É verdade que as orelhas e o nariz nunca param de crescer?

Eles crescem até os 18 anos, mais ou menos. A impressão de que continuam aumentando acontece porque, com o tempo, a pele e o tecido cartilaginoso que os formam ficam flácidos. Aí, a pele fica caída, dando a impressão de que o nariz e as orelhas cresceram mais. A quantidade de gordura nos locais também diminui, fazendo-os parecer maiores.

8. Por que a pele descasca depois que a gente toma sol?

Quando tomamos muito sol sem proteção, os raios solares ultravioleta A e B queimam as células da pele, e elas morrem. Isso faz surgir uma camada que descasca e dá lugar a novas células. Se a queimadura for mais forte, os vasos sanguíneos ficam dilatados, o sangue esquenta e sentimos a pele arder.

9. Se o sangue é vermelho, por que as veias são verdes?

Na verdade, nossas veias são esbranquiçadas. Elas parecem verdes ou azuis por causa da mistura entre a cor do sangue e a da pele. Ao passar pelas veias, o vermelho do sangue se mistura ao amarelo da gordura do corpo e da pele. A junção deixa as veias esverdeadas ou azuladas (conforme o tom de pele).

10. De onde vem o chulé?

De bactérias que ficam nos pés e comem pele morta. Na digestão, elas soltam uma substância fedida. Para evitar, não deixe os pés suados — essas bactérias curtem ambientes úmidos.