Recreio
Busca
Facebook RecreioTwitter RecreioInstagram Recreio
Corpo Humano / Saúde

Descubra o esporte mais adequado para cada tipo de criança

Saiba como saber qual é o esporte ideal para os pequenos da sua família de acordo com a Sociedade Brasileira de Pediatria (SBP)

Redação Publicado em 06/03/2022, às 08h00

WhatsAppFacebookTwitterFlipboardGmail
Imagem ilustrativa de crianças jogando futebol - Pixabay
Imagem ilustrativa de crianças jogando futebol - Pixabay

De acordo com a Sociedade Brasileira de Pediatria (SBP) é preciso observar as atitudes e habilidades da criança e do que ela gosta para escolher o esporte ideal.

  • Crianças mais centradas e que possuem boa coordenação: esportes coletivos, como o voleibol, basquetebol, futebol e handebol;
  • Crianças mais inquietas ou agitadas e distraídas: atletismo ou a natação
  • Crianças perfeccionistas, que possuem autocontrole: ginástica, tênis, ou artes marciais;
  • Crianças fortes: boxe e rugby.

Mas, segundo os médicos ortopedistas Dr. Pedro Baches Jorge e Dr. Bruno Takasaki Lee, ambos de SP, o mais importante além de respeitar os gostos, escolhas, capacidades corporais e personalidades a segurança vai além: apesar ter existirem vários pontos a favor da atividade esportiva, eles lembram que distensões, luxações, fraturas fazem parte dos riscos e é preciso atenção para preveni-las.

“As lesões nas atividades esportivas, na maioria das vezes, se devem a treinos incorretos, repetitivos onde há o excesso de atividades e falta de preparo adequado”, afirma Dr. Pedro. No entanto, Dr. Bruno, mostra que com medidas de segurança necessárias é possível que as crianças pratiquem esportes sem correr tantos riscos.

Os médicos listam as regras de ouro para a prática segura também endossadas pela Sociedade Brasileira de Pediatria (SBP). Confira!

1. Antes de praticar qualquer atividade física, é muito importante levar a criança ou adolescente a um médico do esporte para fazer uma avaliação global.

2. Depois do ok do médico, o acompanhamento de profissionais habilitados é de suma importância para treinar de forma adequada os gestos esportivos como cair, saltar, por exemplo, além da orientação do esporte, pois a prática exagerada ou mal orientada pode causar lesões.

3. Todo esportista deverá ser avaliado pelo médico antes de iniciar as atividades;

4. O tipo de esporte deve ser escolhido de acordo com a idade, o crescimento (peso, altura), o desenvolvimento global, as características, a habilidade e a preferência da criança e/ou do adolescente;

5. Os equipamentos de proteção devem ser usados, pois são indispensáveis para as atividades esportivas. Entre eles, estão capacete, luvas, protetores de joelhos, cotovelos e genitália;

6. A prática esportiva deve ser realizada com a presença de treinador capacitado e responsável para maior segurança;

7. Os locais para prática de esportes não devem ser improvisados ou inadequados, pois isso aumenta muito o risco de lesões;

8. O atleta deve usar roupas e calçados apropriados ao esporte e manter-se bem hidratado, usando protetor solar para a prática esportiva sob o sol;

9. É importante conhecer as regras do esporte, fazer aquecimento adequado e evitar treinamentos excessivos para sua idade e capacidade.

10. A atividade só deve ser realizada se a criança e/ou adolescente estiver em boas condições de saúde.