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Corpo Humano / Saúde

Saiba quais são os benefícios da corrida no nosso dia a dia

Além de ser muito divertido, essa prática também ajuda o nosso organismo em diversas maneiras. Confira!

Renato Lamanna Publicado em 03/09/2021, às 11h00 - Atualizado às 13h24

Imagem ilustrativa de um homem correndo - Pixabay
Imagem ilustrativa de um homem correndo - Pixabay

Não há idade para começar a correr. Afinal, logo nos primeiros anos de vida, muitas das brincadeiras de que mais gostamos envolvem corrida. Essa é a parte mais legal de praticar a atividade quando ainda se é criança, mesmo que esteja pensando sem tornar um atleta: você não precisa se preocupar com nenhum tipo de competição. Basta de divertir e manter o corpo em movimento.

As crianças podem acompanhar os adultos na corrida de vez em quando. A ideia não é fazer o mesmo treino que os adultos, mas se divertir em família dentro do seu ritmo. Outra opção é inscrever todo mundo em corridas para crianças, que acontecem em diversas cidades. Fique de olho no calendário do local onde você mora!

A corrida traz muitos benefícios à nossa saúde. Ela ajuda a manter o coração no ritmo certo, fortalece o órgão e estimula o funcionamento correto do corpo. Quando é praticada desde a infância, a corrida estimula ainda mais o trabalho dos músculos das pernas. Músculos fortes ajudam você a pular e caminhar, mantendo a coordenação motora em dia.

A prática também melhora o nível do colesterol, reduz a pressão arterial e aumenta a eficiência do metabolismo. Assim como qualquer outro exercício físico, ela melhora a autoestima e a qualidade do sono, diminui o estresse e a ansiedade e proprociona a sensação de bem-estar.

Quem está com mais quilos do que os médicos recomendam pode contar com a corrida como aliada para a perda do excesso de peso.

É importante consultar um médico e fazer uma avaliação completa antes de colocar o novo hábito em prática. Pessoas que têm problemas cardiorrespiratórios, ósseos ou articulares podem ser contraindicadas para essa atividade. 

Para evitar lesões, é importante complementar a corrida com exercícios de alongamento e fortalecimento muscular.