Recreio
Busca
Facebook RecreioTwitter RecreioInstagram Recreio
Corpo Humano / Curiosidades

10 curiosidades sobre os cabelos

Como os cabelos nascem? Por que alguns são lisos e outros enrolados? Desvende esses e outros mistérios

Lucas Vasconcellos Publicado em 27/01/2020, às 10h00 - Atualizado em 06/03/2022, às 13h00

WhatsAppFacebookTwitterFlipboardGmail
Imagem ilustrativa de uma pessoa secando os cabelos - Pixabay
Imagem ilustrativa de uma pessoa secando os cabelos - Pixabay

1. O ser humano tem entre 100 mil e 150 mil fios de cabelo. Eles crescem, em média, 1 centímetro por mês. Em 1 dia, perdemos até 120 fios de maneira natural (pode ser no banho ou até enquanto você se mexe durante a noite). Eles voltam a crescer!

2. Ainda na barriga da mãe, enquanto o bebê se desenvolve, o cabelo começa a ser produzido no bulbo capilar (que fica próximo ao cérebro). O bulbo produz células que crescem e empurram os fios para fora. Em geral, os primeiros fios dos bebês são grossos e escuros. Durante os primeiros meses de vida, eles caem. O cabelo que vem em seguida tem as características que serão mantidas pela vida toda.

3. Repare ao seu redor: a cor do cabelo das pessoas muda muito! Eles podem ser loiros, castanhos (mais claros ou mais escuros), ruivos... A cor surge a partir de uma proteína chamada melanina (a mesma que dá o tom da nossa pele). São dois tipos principais de melanina: a feomelanina (responsável por cabelos avermelhados e loiros) e a eumelanina (que dá o tom escuro).

4. Ao longo dos anos (junto com questões genéticas), a produção de melanina vai diminuindo e ficamos com os fios brancos.

5. Segundo os especialistas, quem possui os cabelos naturalmente avermelhados tem 10% menos fio do que as outras pessoas.

6. É a genética, herdada dos seus pais, que define se o seu cabelo será liso ou enrolado – a alteração no formato é consequência da maneira que o fio sai do bulbo capilar, onde a textura do cabelo é definida. Os fios lisos, quando cortados ao meio, são bem redondinhos. Já os enrolados ou crespos possuem formato oval.

7. Já ouviu dizer que lavar os cabelos todos os dias faz mal? Isso é mentira. O que faz mal é ficar muitos dias sem dar aquele banhos nos fios – dormir com eles úmidos também não é legal (leva ao desenvolvimento de fungos, que podem gerar, por exemplo, a caspa).

8. Você acha que cortar os cabelos com frequência faz com que eles cresçam mais rápido e ainda mais fortes? Isso é muito! O que o corte faz é dar uma força na hora de eliminar partes que estejam danificadas, por exemplo, por causa da exposição em excesso à luz solar.

9. Ser careca é uma questão genética (ou seja, se seu pai ou tios são, há mais chances de você ficar também). A calvície é mais comum em homens: a testosterona, hormônio masculino, causa uma reação no organismo que facilitar o aparecimento do problema. Não há cura para isso, mas é possível fazer tratamento enquanto ainda houver fios na cabeça.

10. Nós trocamos os fios de cabelo de tempos em tempos. Esse processo acontece a cada 2 ou 3 anos. A gente não percebe porque, conforme os fios caem, outros nascem no lugar.