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Corpo Humano / Saúde

Entenda todos os benefícios da boa postura para a nossa saúde

Manter uma boa postura pode te ajudar a evitar diversos problemas. Saiba mais!

Bruna Cardoso Publicado em 02/07/2021, às 10h00 - Atualizado às 10h32

Imagem ilustrativa de uma mulher com a postura correta - Pixabay
Imagem ilustrativa de uma mulher com a postura correta - Pixabay

Você já deve ter ouvido falar da coluna vertebral, mas sabe qual é a função dela no corpo humano? Formada por um conjunto de 33 vértebras (ossos unidos entre si por discos e ligamentos), essa estrutura sustenta a cabeça (vai do pescoço até a região da cintura), protege a medula espinhal (cordão de nervo que une o cérebro aos nervos de todo corpo) e ainda oferece sustentação para algumas costelas e músculos – responsáveis por ajudar a manter a postura ereta.

Pelo seu bem

Graças à coluna vertebral, você pode fazer vários movimentos, como dobrar o corpo, virar para a esquerda e para direita, e tombar a cabeça para frente e para trás. Para que não haja cansaço ou dores enquanto você se mexa, é muito importante ter uma boa postura corporal: o pescoço, o meio e a parte inferior das costas devem estar alinhados e equilibrados. 

Ih, foi mal!

Os motivos para não manter a postura certa podem ter razões que você nem imagina! Esse problema pode ser causado pela timidez, por exemplo, ou vir do costume de sentar de qualquer jeito no sofá ou na escola. A postura incorreta traz vários danos à saúde, como dor nas costas, dores de cabeça, problemas respiratórios e até incômodo na região do aparelho digestório.

Qualidade de vida

Manter uma boa postura desde a infância, evita danos, daqui alguns anos, à coluna e às articulações (como joelhos). Além disso, ajuda você a se sentir mais confiante e otimista!

Fique esperto nessas dicas para manter uma boa postura:

Dormir: a melhor posição é de lado, com um travesseiro que deixe a cabeça na altura do corpo.

Sentar: mantenha as costas retas, apoiadas no encosto. Os braços devem estar sobre o apoio da cadeira. Deixe os ombros relaxados e os pés bem apoiados no chão.

Andar: distribua o peso do corpo entre as pernas, mantenha os pés voltados para frente e apoiados no chão (use calçados confortáveis), e o abdômen contraído. A cabeça deve ficar ereta, com o queixo paralelo ao chão (evite andar mexendo no celular, que força o pescoço para baixo). Os braços podem balançar naturalmente.

Abaixar: flexione os joelhos, mantenha a coluna ereta e as pernas flexionadas.

Carregar peso: evite usar a mochila de um lado só e se lembre de que o peso não deve exceder 10% do seu corpo.