Recreio
Facebook RecreioTwitter RecreioInstagram Recreio
Corpo Humano / Corpo Humano

Coisas da sua cabeça: 7 fatos que você não sabia sobre os cabelos

Como nossos cabelos crescem? Por que eles caem? Não fique de cabeleira em pé! Descubra essas e outras curiosidades divertidas

Noêmia Lopes Publicado em 23/05/2022, às 12h08

Imagem ilustrativa de uma pessoa cortando o cabelo - Pixabay
Imagem ilustrativa de uma pessoa cortando o cabelo - Pixabay

Diferenças na família

O seu cabelo parece com o dos seus pais? A textura e a cor dos fios são características passadas pelos genes e muitas vezes nosso cabelo é parecido com o de outras pessoas da família, dependendo da combinação dos genes.

Visitantes indesejáveis

O piolho se esconde entre os fios e pica o couro cabeludo para se alimentar de sangue. Em um mês de vida, a fêmea põe mais de 100 ovos. Para retirá-los é preciso usar remédios indicados pelo médico.

Empurra empurra

Em nossa pele, existem minúsculos tubinhos onde pelos e cabelos se desenvolvem. As células se multiplicam e empurram as mais antigas para fora. Assim o cabelo cresce.

Proteção antiga

Você penteia sempre os cabelos. Mas sabe para que eles servem? Nossos ancestrais não tinham casa, carro nem guarda-chuva e contavam com os pelos, em especial a cabeleira, para se proteger do sol, da chuva e até da neve.

Eles têm força!

Cada fiozinho de cabelo é formado por milhares de placas de uma proteína chamada queratina. Mesmo parecendo fino e frágil, um fio de cabelo é mais resistente do que um fio de cobre da mesma espessura.

Muitas cores

A cor dos fios depende de um pigmento chamado melanina. O corpo humano produz melanina em tons de amarelo, vermelho e marrom. A combinação dessas cores é que determina a cor do cabelo de cada pessoa.

Não dói nada!

Um corte no dedo quase sempre é dolorido. Mas, se cortamos o cabelo, não sentimos nada. É que os fios são feitos de células mortas. Já a raiz é formada por células vivas e arrancar um fio ou dar um puxão no cabelo é dor na certa!

Você sabia?

  • Temos entre 100 e 150 mil fios de cabelo. Cada um vive em torno de seis anos e cresce 0,25 milímetro por dia.
  • Todos os dias perdemos uns 100 fios de cabelo. Enquanto isso, outros crescem.