Caxumba: Causas e tratamento

A caxumba ou papeira é uma doença conhecida pela infecção das glândulas salivares, que ficam bem inchadas

Christiane Oliveira Publicado terça 14 janeiro, 2020

A caxumba ou papeira é uma doença conhecida pela infecção das glândulas salivares, que ficam bem inchadas
- Getty Images

A caxumba é causada por um vírus que ataca, na maioria das vezes, as parótidas, que são as maiores das nossas três glândulas salivares. Como as parótidas estão localizadas logo abaixo da região dos ouvidos – na parte de trás das bochechas -, quando elas aumentam de tamanho, parece que o pescoço é que está inchado.

O vírus é transmitido com muita facilidade. Se alguém estiver com caxumba e tossir, ou espirrar, basta que você respire as gotículas que foram espalhadas no ar, para que fique contaminado, mas é só depois de duas ou três semanas que os sintomas começam a aparecer.

Sintomas

Os principais sintomas da doença são: febre, inchaço das glândulas salivares (às vezes de todos ou só das parótidas), que provoca dor quando mastigamos ou quando engolimos a saliva, líquido ou alimentos, além de dor de ouvido. Geralmente essas dores pioram no terceiro dia depois que os sintomas apareceram. Depois disso, vão diminuindo.

O vírus da caxumba pode ser transmitido cerca de nove dias antes dos sintomas surgirem e até nove dias depois que eles já apareceram. Por isso, se estamos contaminados é bom ficarmos em casa para não passarmos para outras pessoas, isso significa que devemos ficar longe da escola, faculdade ou trabalho!

Não pense que qualquer inchaço na região das parótidas é caxumba. Além dela, existem outras causas para o inchaço na região do pescoço. Uma delas é o surgimento de gânglios inflamatórios – células formadas por glóbulos brancos, que defendem o nosso corpo de algum invasor. Nós temos vários gânglios espalhados pelo corpo e quando alguma área está infeccionada, eles incham, como em uma infecção de ouvido, por exemplo. Aí, podemos confundir com a caxumba. O melhor é ir ao médico e fazer exames para descobrir o que é!

E agora?

Assim como todas as doenças causadas por vírus, não existe um remédio para acabar com a caxumba. O médico pode receitar analgésicos para aliviar as dores e a febre, e o resto é esperar de duas semanas a um mês para que o vírus vá embora.

Em 1990 a tríplice viral, vacina que protege contra a caxumba, sarampo e rubéola, chegou ao Brasil. A primeira dose deve ser tomada com um ano de idade e a segunda, entre quatro e seis anos.

 

Consultoria: Fernando Gatti de Menezes (infectologista do Hospital Israelita Albert Einstein).

Último acesso: 10 Aug 2020 - 16:29:27 (1094925).