Recreio
Busca
Facebook RecreioTwitter RecreioInstagram Recreio
Corpo Humano / Doenças

Catapora: Por que essa doença nos faz coçar?

As bolinhas vermelhas aparecem por causa de um vírus e podem demorar até duas semanas dias para irem embora

Christiane Oliveira Publicado em 02/01/2020, às 11h00 - Atualizado em 05/03/2022, às 10h00

WhatsAppFacebookTwitterFlipboardGmail
Imagem ilustrativa de uma criança fingindo estar com catapora - Pixabay
Imagem ilustrativa de uma criança fingindo estar com catapora - Pixabay

É muito fácil contrair o vírus da catapora. Isso porque ele é espalhado no ar pela tosse e pelo espirro, ou seja, basta que alguém que está com catapora espirre perto de você para que aconteça a contaminação. Ele também pode ser transmitido por secreção nasal ou bucal, então, se você colocar a mão em algum lugar contaminado e levar à boca, por exemplo, vai ficar doente.

Os primeiros sintomas da catapora não são as bolinhas e a coceira. Antes disso, podemos ter febre, falta de apetite, dor de cabeço e ficar indispostos. As bolhas avermelhadas só aparecem entre dois e três dias depois da contaminação!

Pele marcada

As bolhas avermelhadas cheia de líquido que aparecem no nosso corpo são chamadas de vesículas e coçam muito! Mas é melhor não coçar. Embaixo das nossas unhas existem várias bactérias, e se coçarmos, o local pode ficar inflamado, deixando uma marca para sempre. Por isso, é bom cortar as unhas e mantê-las bem limpas! Outra coisa que pode deixar nossa pele marcada é o sol, então fique longe dele.

Não se desespere! A coceira dura desde o aparecimento até a cicatrização das bolhas — uma semana mais ou menos. Depois disso, as bolinhas começam a cicatrizar e formam-se casquinhas, como quando nos machucamos. Mas também não pode arrancar essas cascas, elas desaparecem sozinhas e protegem a pele.

A maioria das pessoas contrai a doença quando criança e isso nem é tão ruim assim. Acontece que quando a catapora pega os adultos, o organismo fica mais fraco e daí as bactérias atacam com mais facilidade e podem causar outras doenças, como pneumonia, e até mesmo atacar o cérebro.

Não tem remédio!

Como a catapora é um vírus, não existe um medicamento para combatê-lo — tem que esperar a recuperação, que demora cerca de 15 dias. Alguns medicamentos específicos indicados pelo médico podem ser usados para diminuir a coceira.

Hoje já existe a vacina que previne contra a catapora. Crianças a partir de um ano e adultos já podem tomar as duas doses que são aplicadas com um intervalo de um a dois meses.

Consultoria: Camila M. Romano (pesquisadora científica do Instituto de Medicina Tropical de SP/USP).