Recreio
Busca
Facebook RecreioTwitter RecreioInstagram Recreio
Corpo Humano / Saúde

Ansiedade na quarentena: Veja como evitar esse problema

Dicas para ter uma rotina saudável e manter a calma durante esse período

Letícia Yazbek Publicado em 03/04/2020, às 12h00

WhatsAppFacebookTwitterFlipboardGmail
Aprenda a lidar com seus sentimentos durante esse momento - Pixabay
Aprenda a lidar com seus sentimentos durante esse momento - Pixabay

Em meio à pandemia causada pelo novo coronavírus, grande parte da população brasileira está vivendo em quarentena, sem sair de casa até que a situação melhore. Estudos, trabalho e até encontros com os amigos são feitos pela internet, sem contato social direto.

Apesar das diversas distrações que temos em casa, a mudança na rotina e o distanciamento social podem fazer com que surjam problemas como a ansiedade, o estresse e a depressão. Isso pode desequilibrar seu estado emocional e ainda prejudicar o sistema imunológico. Para evitar que isso aconteça, é importante prestar atenção nos seus pensamentos e sentimentos, e tomar alguns cuidados.

O principal é manter a calma e entender que o isolamento social é uma situação passageira. Lembre-se de que o esforço de ficar em casa contribui para o bem coletivo. Ele pode interromper a propagação do vírus e salvar muitas vidas.

Eviter ler muitas notícias sobre a evolução da pandemia ao longo do dia - isso pode causar um estado permanente de desconforto e ansiedade. Escolha um ou dois meios de comunicação em que você confia e deixe para se informar em um período determinado do dia. Assim, você concentra a preocupação nesse momento e evita pensar no assunto no resto do seu tempo.

Em casa, você não precisa acordar e fazer suas refeições no horário em que está acostumado. Mas é importante manter uma rotina, mesmo que ela seja diferente da que você tinha antes. Determine um horário para dormir, acordar, estudar e também o tempo de se divertir.

Outra dica importante é evitar ficar de pijama ou deixar seu quarto desarrumado o dia todo. Depois de acordar, tome um banho, se troque e dê uma organizada no ambiente ao seu redor. Seu cérebro vai entender que você não está de férias, e que tem obrigações para cumprir. Além disso, cuidar de você e do seu espaço contribui muito para o seu bem estar.

Você também pode anotar suas metas do dia, como começar a fazer um trabalho, ler um livro ou fazer um exercício físico. Dessa forma, você evitar sentir que está à deriva dos acontecimentos, sem planos ou obrigações para cumprir. No tempo livre, escolha atividades que te façam sentir leve a animado - ouvir uma música, desenhar e dançar são boas opções.

Ficar longe das pessoas que gostamos também é uma tarefa complicada. Aproveite os aplicativos de mensagens e chamadas de voz e vídeo para conversar com os amigos e se sentir mais próximo deles. Procure passar mais tempo com a sua família - você vai ver como isso pode ser divertido!