Recreio
Corpo Humano / Saúde

Alergia: O que é e de onde ela vem?

Espirros, coceira, dor de barriga, manchas na pele... Tudo isso pode ser sinal de que você é alérgico a alguma substância

Lucas Vasconcellos Publicado em 19/06/2020, às 11h00 - Atualizado às 15h59

Getty Images
Getty Images

Alergia é uma reação exagerada do sistema imunológico (que defende o nosso organismo). Ela surge quando entramos em contato com substâncias como fungos, poeiras, alimentos, corantes e medicamentos. Nesse momento, o sistema de defesa trava uma batalha no organismo e produzimos anticorpos. Em pessoas alérgicas, um desses anticorpos reage de forma diferente, confundindo o corpo. Isso gera uma reação estranha e ativa a substância chamada de histamina, responsável pelos sintomas da coceira e dos espirros.

A alergia a alimentos e corantes surge no caminho que a comida faz no corpo (o trato gastrointestinal). Ele é formado por uma mucosa e absorve as substâncias dos alimentos. Vírus e bactérias também podem entrar nessa mucosa e, em pessoas alérgicas, causar um processo infeccioso.

Além disso, nos alérgicos, algumas comidas facilitam a passagem de macromoléculas (moléculas maiores do que as que normalmente absorvem alimentos – elas costumam surgir em quem não foi amamentado só com leite materno até os seis meses), que desencadeiam as crises. Os sintomas incluem irritação na pele, falta intensa de ar, vômitos e diarreia. A única solução é não comer aquilo que faz mal.

Atchim!

Pólen, ácaro, pelos de animais, entre outras substâncias, podem afetar o sistema respiratório, fazendo surgir doenças alérgica no nariz (rinite) ou nos pulmões e vias aéreas (como a asma). Na asma, os sintomas são tosse, falta de ar, chiado no peito e cansaço. Já a rinite apresenta coceira no nariz e nos olhos, coriza, catarro na garganta, tosse e espirros. Fique esperto: é importante manter a casa limpa e bem ventilada. Evite brinquedos de pelúcia, tapetes e carpetes.

Coceira chata

A doença crônica na pele (ou dermatite) é uma alergia que causa coceira e lesões (chamadas de eczemas). O motivo ainda é desconhecido, mas sabe-se que a herança genética pode ser responsável pelo problema. Em crianças, as lesões de pele são avermelhadas e ficam no rosto e no tronco, por exemplo. Se você sofre com isso, tome banhos rápidos, não muito quentes, e use pouco sabonete. Aplique hidratante para impedir o ressecamento da pele.dor

Sai de mim, inseto!

Foi picado por um bichinho e apareceu alguma alergia? Você pode ser sensível a insetos, como formigas e abelhas. Em alguns casos, os sintomas são graves, chegando à anafilaxia (inchaço na garganta, lábios e língua). É legal brincar mais na natureza para que seu corpo crie anticorpos e resistência. Aí, quando tiver contato com substâncias agressivas, seu sistema imunológico estará prevenido.

Parece, mas não é!

Já ouviu falar da alergia ao glúten? Ela não existe! Glúten é uma mistura de proteínas que são encontradas naturalmente em sementes de cereais. O que acontece, na verdade, é uma intolerância a alimentos que contenham glúten. Isso leva à doença celíaca, de origem genética, em que não se pode consumir alimentos como trigo, aveia e centeio.

Consultoria: Márcia C. Mallozi (presidente do Departamento Científico de Alergia e Imunoterapia da Associação Paulista de Medicina - APM) e Marina Wey (professora de pediatria da Faculdade de Medicina de Sorocaba - PUC-SP).