Recreio
Corpo Humano / Sistema respiratório

Saiba como funciona a respiração em 5 passos

O sistema respiratório não tem descanso: trabalha 24 horas por dia para garantir que o oxigênio necessário chegue às células do seu corpo. Entenda como tudo isso acontece

Lucas Vasconcellos Design Publicado em 24/12/2020, às 10h00 - Atualizado às 11h01

Imagem ilustrativa de um pulmão - Pixabay
Imagem ilustrativa de um pulmão - Pixabay

1. Filtro nasal

A respiração começa no nariz. Assim que o ar é inalado, ele encontra pequenos pelos que servem para filtrar possíveis impurezas. A mucosa da região também dá uma força e prende a sujeira que for capaz de driblar o obstáculo dos pelos.

2. Em frente!

Quando passa pela triagem do nariz, o ar segue para os demais órgãos do sistema respiratório, como faringe e laringe, ambas na região da garganta. Então, ele segue rumo à traqueia, onde também existem pelinhos para capturar possíveis impurezas que passaram pela barreira inicial – elas saem do organismo em forma de tosse.

3. Enfim, pulmões

Vencida a etapa que se concentra na região da garganta, o ar inalado chega aos brônquios: órgãos localizados nos pulmões e que se dividem em pequenos e finos canais, chamados de bronquíolos. No final dos bronquíolos estão os alvéolos: bolsas com tubos de sangue – quando passa por essa região, o ar encontra o sangue.

4. Viagem pelo organismo

O sangue que está nos alvéolos usa as células chamadas de glóbulos vermelhos para capturar o ar – os glóbulos vermelhos agem como um carro, levando ar por todo o organismo por meio das artérias. Nessa viagem, o ar atinge as células de todo o corpo. Elas precisam do oxigênio para se manterem em funcionamento.

5. Adeus, gás carbônico!

Nas células, o oxigênio e os açúcares viram energia, gás carbônico e água – por meio de reações químicas. O gás carbônico é eliminado pelas células e deixa o organismo por meio das veias, que levam o líquido vermelho de volta aos alvéolos, onde ocorre a troca gasosa (captação de oxigênio e eliminação de gás carbônico pelos pulmões).


+Saiba mais sobre o corpo humano por meio de grandes obras disponíveis na Amazon:

Meu Primeiro Livro do Corpo Humano, de Clive Gifford (2019) - https://amzn.to/2W9bUf8

Corpo humano: Órgãos, sistemas e funcionamento, de Iriam Starling e Rafael Zorzi (2017) - https://amzn.to/3c6QW6i

Meu primeiro atlas dobra e desdobra do corpo humano, de Yoyo Books (2018) - https://amzn.to/2yBL6LD

Explorando o mundo - corpo humano, de North Parade Publishing (2017) - https://amzn.to/2L7ZPAU

Top 100: Corpo Humano, de Cheeky Monkey (2017) - https://amzn.to/2xEUCgz

Vale lembrar que os preços e a quantidade disponível dos produtos condizem com os da data da publicação deste post. Além disso, a Recreio pode ganhar uma parcela das vendas ou outro tipo de compensação pelos links nesta página.

Aproveite Frete GRÁTIS, rápido e ilimitado com Amazon Prime: https://amzn.to/3doipA

Amazon Music Unlimited – Experimente 30 dias grátis: https://amzn.to/2WBSheM