Recreio
Busca
Facebook RecreioTwitter RecreioInstagram Recreio
Corpo Humano / Curiosidades

A importância do protetor solar no dia a dia

Confira como e porque é tão importante proteger sua pele dos raios solares

Thaís Mariano Publicado em 04/04/2020, às 12h36 - Atualizado às 12h38

WhatsAppFacebookTwitterFlipboardGmail
A importância do protetor solar no dia a dia - Reprodução/Getty Images
A importância do protetor solar no dia a dia - Reprodução/Getty Images

Aproveitar o verão para se divertir na praia ou na piscina é um dos programas mais procurados quando queremos curtir as férias, né? Mas é suuper importante que a gente não se esqueça de se proteger contra os raios solares - não apenas nessa época do ano, como em todas as outras também.

O sol está localizado à uma distância impressionante de mais de 149 milhões de quilômetros da Terra e, ainda assim, seus raios conseguem atingir nossa atmosfera e ecossistema, dando vida ao nosso planeta. No entanto, quando ficamos muito expostos aos seus raios, eles podem afetar seriamente nossa saúde.

O raios lançados através da camada de ozônio são compostos de radiação ultravioleta do tipo UVA e UVB, mas agem na pele de formas diferentes. A pele humana é composta por três camadas: a epiderme, a derme e a hipoderme. Enquanto os raios UVB penetram apenas na camada mais superficial, os raios UVA penetram mais profundamente, atingindo a derme, e causando ainda mais danos à saúde.

O corpo humano possui uma proteção natural contra a ação do sol, a melanina, mas a sua eficácia e quantidade variam de pessoa para pessoa. Quanto mais escura a pele, mais melanina ela produz - ou seja, menos os efeitos da exposição solar serão sentidos. Da mesma forma, quanto mais clara a pele, mais proteção ela precisa para evitar as consequências como insolação, queimaduras, manchas, envelhecimento precoce e até mesmo câncer de pele. 

O ideal (recomendado pelos dermatologistas) é que o protetor solar seja utilizado todos os dias, até mesmo nos nublados - já que, por mais que o sol não apareça na mesma intensidade, seus raios continuam afetando a pele da mesma maneira. Ah, e não se esqueça que, após cada mergulho na água, é super importante reforçar a camada de proteção no corpo e no rosto. Seja na hora de passear no parque, de andar de bicicleta ou de curtir o mar, esse produto é super necessário para garantir uma pele saudável.


Confira alguns produtos clicando nos links abaixo:

1. Protetor Solar Neutrogena Sun Fresh FPS 70, 200ml 

Protetor solar


2. Protetor Solar Praia e Piscina Sundown FPS 60, 200ml 

Protetor solar


3. Protetor Solar Facial com Toque Seco FPS 60 50g, L'Oréal Paris  

Protetor solar


4. Banana Boat Baby sem Lágrimas FPS 50 

Protetor solar


5. Protetor Solar Praia e Piscina Sundown Kids FPS 60, 120ml 

Protetor solar

Vale lembrar que os preços e a quantidade disponível dos produtos condizem com a data da publicação desta postagem. Além disso, assinantes Amazon Prime recebem os produtos com mais rapidez e frete grátis, e a Recreio pode ganhar uma parcela das vendas ou outro tipo de compensação pelos links nesta página.