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Corpo Humano / Saúde

7 hábitos que não fazem bem à saúde

Conheça algumas atitudes comuns que podem parecer inofensivas, mas acabam fazendo muito mal à sua saúde!

Lucas Vasconcellos e Letícia Yazbek Publicado em 14/05/2021, às 11h00 - Atualizado às 15h00

Imagem ilustrativa de uma mulher escovando os dentes - Pixabay
Imagem ilustrativa de uma mulher escovando os dentes - Pixabay

Manter os hábitos corretos de higiene e alimentação é essencial para evitar doenças e fazer com que nossos organismo funcione bem. Confira as situações abaixo e observe o que está fazendo de errado.

1. Deixar a toalha de corpo molhada

Se você é do tipo que sai do banho e deixa a toalha úmida em cima da cama ou largada em qualquer canto, é melhor mudar os hábitos. Quando ela é usada ainda úmida e fica muito tempo sem ser lavada, pode acumular fungos e bactérias. Em contato com sua pele, isso favorece o surgimento de problemas como dermatite seborreica (inflamação na pele), micose e até assaduras.

2. Deixar de tomar banho

O excesso de suor, oleosidade da pele, poluição e sujeira que acumulamos durante o dia criam uma camada de sujeira no corpo. Isso ajuda na multiplicação dos germes que provocam coceira, mau cheiro e até infecções. O único jeito de evitar esses problemas é tomar banho diariamente.

3. Não lavar as mãos após usar o banheiro

O que você faz antes das refeições e depois de usar o banheiro? Lava as mãos, é claro! Como elas ficam sempre expostas ao ambiente, podem conter microrganismos que transmitem as bactérias causadoras de diarreia, vômitos e infecções respiratórias, por exemplo. E lembre-se: nada de desperdiçar água enquanto lava as mãos!

4. Se esquecer de escovar os dentes

Depois de se alimentar, nem pense em sair para brincar ou se esticar no sofá antes de escovar os dentes. Você deve fazer isso ao menos três vezes por dia (sem dispensar o fio dental). Assim, previne problemas bucais como cáries, acúmulo de tártaro (em excesso, ele só pode ser retirado no consultório do dentista), gengivite e mau hálito. Ir ao dentista uma vez a cada seis meses também é necessário!

5. Comer enquanto assiste à televisão

Quando comemos na frente da TV, acabamos prestando mais atenção no que estamos assistindo. Assim, comemos bem mais — até 44% mais que o normal! Além disso, costumamos levar guloseimas e lanches calóricos para o sofá, em vez de alimentos saudáveis. Esse hábito também prejudica a mastigação, a postura e o convívio social. O ideal é se alimentar em horários regulares, na mesa, e prestar atenção no que estamos comendo.

6. Não beber água

O nosso organismo precisa de água para funcionar. Ela controla a temperatura corporal, elimina as toxinas do corpo e controla a pressão arterial. Sem água, as células que formam os tecidos ficam mais lentas e precisam fazer um esforço maior para funcionar. Ande sempre com uma garrafinha de água e beba ao longo do dia. Também evite substituir esse líquido por refrigerantes ou sucos artificiais.

7. Dormir de barriga cheia

Quando estamos dormindo, nosso metabolismo desacelera e todos os processos do corpo ficam mais lentos. Isso dificulta a digestão e pode causar desconforto abdominal, além de levar ao surgimento de refluxo e azia. Evite ingerir alimentos pesados — como carnes, massas e frituras — antes de se deitar, e faça todas as refeições pelo menos uma hora antes de dormir.