Recreio
Busca
Facebook RecreioTwitter RecreioInstagram Recreio
Corpo Humano / Curiosidades

7 curiosidades que talvez você não sabia sobre o crânio humano

Conheça mais sobre o osso responsável por proteger nosso cérebro

Lucas Vasconcellos Publicado em 07/05/2021, às 11h00 - Atualizado às 15h32

WhatsAppFacebookTwitterFlipboardGmail
Imagem ilustrativa de um esqueleto - Pixabay
Imagem ilustrativa de um esqueleto - Pixabay

1. Nos vertebrados, como nós, o crânio fica acima da coluna vertebral. Ele tem a função de armazenar e proteger o cérebro, além de fixar os músculos do rosto e da boca.O crânio pode ser dividido em duas partes: o neurocrânio e os ossos da face (também chamado do viscerocrânio)

2. O crânio também comporta os órgãos responsáveis por nossos sentidos, como os olhos (responsáveis pela visão) e os ouvidos (responsáveis pela audição). E também as aberturas para passagem de ar e comida e os dentes.

3. A estrutura do crânio é formada por 22 ossos, sendo 14 na face e oito no neurocrânio. Os ossos do neurocrânio se unem como um quebra-cabeça (são dois ossos pares e quatro impares). Ao contrário de articulações de membros móveis do corpo, como os cotovelos e joelhos, as junções ósseas do crânio são imóveis. É por isso que ele tem a resistência necessária para proteger o cérebro. Já a mandíbula, que é móvel, faz parte do viscerocrânio.

4. Mesmo estando em uma espécie de quebra-cabeça, a estrutura do crânio não se solta porque está unida por articulações fibrosas. Ele está apoiado na coluna cervical, sobre a vértebra atlas. É devido a essa vértebra que o crânio consegue se mover para frente e para trás. O atlas também consegue girar sobre a vértebra que está abaixo dele, o que permite que o crânio vire para os lados. Para manter a cabeça firme, há o apoio dos músculos e ossos do pescoço.

5. Enquanto ainda somos um embrião (até cerca da oitava semana de gestação), o neurocrânio é cartilaginoso e, à medida que a gente cresce, essa região começa a se calcificar. Quando somos adultos, o neurocrânio já está totalmente rígido. Esse processo é essencial para que a cabeça acompanhe o crescimento do cérebro.

6. Quando nós batemos a cabeça, sentimos dor no local, certo? Mas essa dor não é originária do crânio. Ela vem das estruturas do local afetado, como a pele ou os músculos. Como os ossos não têm nervos, ao ser fraturado, a dor vem do periósteo (capa que reveste o osso e ajuda ele a se manter nutrido).

7. O osso mais forte do esqueleto humano fica no crânio. É a mandíbula, chamada também de maxilar inferior. Único osso móvel do crânio, ela consegue suportar grandes níveis de estresse e se movimentar sem parar por toda a vida.


+Saiba mais sobre o corpo humano por meio de grandes obras disponíveis na Amazon:

Meu Primeiro Livro do Corpo Humano, de Clive Gifford (2019) - https://amzn.to/2W9bUf8

Corpo humano: Órgãos, sistemas e funcionamento, de Iriam Starling e Rafael Zorzi (2017) - https://amzn.to/3c6QW6i

Meu primeiro atlas dobra e desdobra do corpo humano, de Yoyo Books (2018) - https://amzn.to/2yBL6LD

Explorando o mundo - corpo humano, de North Parade Publishing (2017) - https://amzn.to/2L7ZPAU

Top 100: Corpo Humano, de Cheeky Monkey (2017) - https://amzn.to/2xEUCgz

Vale lembrar que os preços e a quantidade disponível dos produtos condizem com os da data da publicação deste post. Além disso, a Recreio pode ganhar uma parcela das vendas ou outro tipo de compensação pelos links nesta página.

Aproveite Frete GRÁTIS, rápido e ilimitado com Amazon Prime: https://amzn.to/3doipA

Amazon Music Unlimited – Experimente 30 dias grátis: https://amzn.to/2WBSheM