Recreio
Busca
Facebook RecreioTwitter RecreioInstagram Recreio
Corpo Humano / Corpo Humano

6 características que tornam você um ser humano único

Sabia que cada ser humano possui características exclusivas? Descubra o que o torna diferente das outras pessoas

Letícia Yazbek Publicado em 30/05/2020, às 13h06 - Atualizado em 27/03/2022, às 11h00

WhatsAppFacebookTwitterFlipboardGmail
Imagem ilustrativa de um olho - Pixabay
Imagem ilustrativa de um olho - Pixabay

Cada um de nós possui características exclusivas, que nos diferem de todas as outras pessoas do mundo. Saiba quais são elas!

1. DNA

O DNA é a molécula principal de cada célula do corpo. Ele reúne informações biológicas que passam de uma geração à outra, como o tipo de cabelo, estatura, a cor da pele e da íris dos olhos. A sequência do DNA é formada por um código de quatro letras, com milhões de combinações. Assim, a chance de alguém ter o mesmo DNA que você é zero!

2. Impressão digital

Os traços que ficam nos dedos são a nossa impressão digital. O tamanho e forma são determinados, em grande parte, pelo DNA. Mas a formação da digital também é influenciada por alguns fatores quando ainda estamos na barriga de nossas mães, como a pressão das paredes do útero. É por isso que cada pessoa nasce com um desenho que nunca se repete, até em gêmeos idênticos!

3. Íris

A íris, parte que dá cor aos olhos, também é exclusiva. A cor e a aparência geral dos olhos são herdadas de nossos pais, mas a íris tem uma estrutura cheia de músculos, tendões, vasos sanguíneos e células pigmentadas. No microscópio, dá para ver as variações. Diversos países, como Estados Unidos e Canadá, até aceitam uma foto digital da íris como prova de identidade.

4. Voz

Você já descobriu quem está falando só de ouvir uma voz? Isso acontece porque cada um tem diferenças no formato da região que vai da laringe ao nariz. Além disso, as pessoas possuem características diversas de comportamento, o que faz com que o jeito de falar seja exclusivo.

5. Arcada dentária

Ossos dos maxilares e dentes formam a arcada dentária. Cada pessoa tem a sua, com tamanho e formato diferentes e, em alguns casos, restaurações feitas no dentista. A arcada pode ser muito útil para saber quem é quem. Em alguns casos, é usada para reconhecer corpos.

6. Língua

Assim como a ponta dos dedos, a língua tem um desenho único. Ela possui impressões formadas pelas papilas gustativas, com formas variadas: enquanto algumas línguas são lisinhas, outras possuem fissuras mais profundas. Isso depende das condições de alimentação e do pH (escala que mede acidez) da região.