Recreio
Busca
Facebook RecreioTwitter RecreioInstagram Recreio
Ciência / Vírus

Vírus: Entenda como ele age no seu corpo

Diversas doenças, como gripe e febre amarela, são causadas por vírus. Veja como ele atua no nosso organismo

Letícia Yazbek Publicado em 06/05/2020, às 14h11 - Atualizado em 27/03/2022, às 10h00

WhatsAppFacebookTwitterFlipboardGmail
Imagem ilustrativa de um vírus - Pixabay
Imagem ilustrativa de um vírus - Pixabay

Ao contrário do corpo humano, que é repleto de células, os vírus são organismos acelulares. Ou seja, não tem células, apenas DNA (substância que possui todas as informações necessárias para reprodução) ou RNA (substância que também guarda informações) ou até mesmo DNA e RNA. A ciência conhece cerca de 3600 espécies de vírus, que afetam seres humanos, animais e plantas.

Vistos apenas por meio de microscópios, os vírus sobrevivem em contato com outras células, já que sozinhos não respiram, não se alimentam e não se locomovem. Funciona assim: eles pegam carona nas células do corpo hospedeiro (por exemplo, o ser humano) e as controlam. Daí, ele infecta a célula (ela deixa de realizar as próprias funções), multiplica-se e a destrói. Em seguida, os vírus que foram multiplicados se espalham por outras células do organismo e o processo de destruição vai se repetindo.

As gotículas de saliva servem de transporte para o vírus — quando alguém que está doente tosse ou espirra, o vírus passa para o ar e pode infectar outras pessoas. Dar um aperto de mão ou utilizar objetos manuseados por alguém que está infectado são outras formas de contágio. Além disso, o vírus pode estar hospedado no organismo de um mosquito e, ao sermos picados, ficamos doentes — é o caso da febre amarela.

Além da febre amarela, outras doenças como gripe, resfriado, sarampo, catapora, raiva (quando algum animal está doente e morde você) também são alguns exemplos do que um vírus pode nos causar. E é muito difícil matá-lo, já que ele se hospeda no organismo e ali se reproduz.

Alguns hábitos diminuem o risco de ser infectado, como lavar as mãos ao sair do banheiro e antes de se alimentar. Dormir bem e ter uma alimentação adequada mantém nossa imunidade alta. Se seu amigo está resfriado, só use o mesmo copo que ele depois de lavar. E, claro, existem vacinas para algumas doenças.