Recreio
Busca
Facebook RecreioTwitter RecreioInstagram Recreio
Ciência / Fenômenos

Uma avalanche pode ser provocada por um grito?

Diversos fatores podem causar esse fenômeno. Descubra alguns deles!

Letícia Yazbek Publicado em 07/08/2020, às 13h00 - Atualizado às 16h57

WhatsAppFacebookTwitterFlipboardGmail
Cena da avalanche na animação Mulan (1998) - Divulgação/Disney
Cena da avalanche na animação Mulan (1998) - Divulgação/Disney

Já ouviu falar que um grito é capaz de provocar uma avalanche? Em teoria, isso é verdade - as ondas sonoras do grito podem atingir a neve e provocar a catástrofe. Mas, na prática, é muito difícil que isso aconteça, e até hoje não há provas de que tenha ocorrido.

Avalanches ocorrem quando uma camada de neve solta se separa rapidamente do resto da base gelada da montanha, em local íngreme. Esses deslizamentos são violentos e levam tudo o que houver pela frente - eles podem alcançar uma velocidade de 400 quilômetros por horas, e alturas de até 50 metros.

As avalanches são o resultado de uma turbulência mecânica sobre um material que já possui instabilidade. Diversos fatores podem causar esse fenômeno, como a força da gravidade, a vegetação da área, terremotos, erosões, ventos, a queda de uma árvore ou a passagem de um animal pelo local.

A interferência do ser humano no ambiente também pode causa avalanches, como no caso de práticas esportivas ou a produção de fortes sons, como explosões. Teoricamente, um grito também seria capaz de deslocar grandes massas de gelo - as cordas vocais produzem uma vibração de ondas que poderiam interferir na estabilidade da região.

Mas, na prática, isso é bem difícil de acontecer. Para que um grito seja capaz de provocar uma avalanche, essa camada de neve já teria que estar muito instável. Assim, o grito seria apenas o gatilho final entre diversos fatores que teriam causado a avalanche.