Recreio
Busca
Facebook RecreioTwitter RecreioInstagram Recreio
Ciência / Invenções

Como o chiclete surgiu?

Descubra a origem deste clássico doce adorado por milhares de pessoas ao redor do mundo

Alana Sousa Publicado em 23/07/2021, às 11h00 - Atualizado às 14h53

WhatsAppFacebookTwitterFlipboardGmail
Imagem ilustrativa de uma mulher mascando chiclete - Pixabay
Imagem ilustrativa de uma mulher mascando chiclete - Pixabay

Muito antes que virasse ícone da cultura jovem, o chiclete já tinha equivalentes primitivos para satisfazer o desejo instintivo de mastigar — fosse para tapear a fome ou limpar os dentes. Algo vagamente parecido com a ideia que temos de chiclete existia no Neolítico — e acabou descoberto na Finlândia em 2007. A goma era feita de alcatrão de casca de bétula, e o resultado era multiuso: servia como antisséptico, para tratar infecção na gengiva, e como cola para consertar panela.

Os próximos foram os maias e astecas. Eles usavam o chicle, uma goma de árvore, para fazer uma substância colante – além de mastigá-lo para refrescar o hálito. E os gregos antigos tinham a goma mástique, feita da resina de aroeira, que também possuía propriedades antissépticas.

Dando um salto até o século 19, os colonos da Nova Inglaterra conheceram o produto com os índios, que mastigavam resinas feitas de seivas de árvore. Gostaram tanto que transformaram o material em um novo negócio. Em 1848, o primeiro chiclete americano foi vendido como The State of Maine Pure Spruce Gum.

A goma tinha uma base de resina de abeto, cera de abelha e aromatizantes. Mas, em 1850, uma goma de cera de parafina acabou ficando mais popular. Para adoçar essas resinas, o mastigador recorria a um prato com açúcar em pó — a goma era mergulhada ali para renovar a doçura.

Já o primeiro chiclete com sabor surgiu em 1860, quando o farmacêutico americano John Colgan misturou açúcar em pó com um aromatizante de extrato de árvore. Inicialmente com formato de gravetos de mascar, o produto ganharia o corte automático.

Naquele mesmo ano, um chiclete como o conhecemos hoje foi entregue pelo então presidente do México ao seu secretário, o americano Thomas Adams. Esse empreendedor decidiu cortar o produto natural em tiras e aromatizá-lo. Era o detalhe que faltava para o sucesso mundial.

Adams foi o fundador, em 1900, de uma das primeiras empresas a produzir e vender chicletes, a American Chicle Company. Seu produto não demorou a dominar o mercado e é comercializado até hoje: o Chiclets.