Recreio
Busca
Facebook RecreioTwitter RecreioInstagram Recreio
Ciência / Evolução

O que veio primeiro: O ovo ou a galinha?

Um dos grandes mistérios da humanidade é explicado pela Ciência, mas há diferentes teorias. Entenda!

Letícia Yazbek Publicado em 17/04/2020, às 11h00 - Atualizado em 27/08/2022, às 11h00

WhatsAppFacebookTwitterFlipboardGmail
Imagem ilustrativa de pintinhos ao lado de um ovo - Pixabay
Imagem ilustrativa de pintinhos ao lado de um ovo - Pixabay

Essa pergunta é um grande mistério, fonte de diversas discussões. A maioria dos cientistas acredita que o ovo veio primeiro, enquanto alguns defendem que foi a galinha.

De acordo com a teoria da evolução de Charles Darwin, uma espécie deriva de outra, por meio de mutações. O grupo das aves só surgiu no planeta há aproximadamente 150 milhões de anos. Já os animais que botam ovos, como os dinossauros, apareceram há mais de 300 milhões de anos.

A Archaeopteryx lithographica, espécie de dinossauro terópode, é considerada a antecessora de todas as aves. Ela viveu durante o período Jurássico, há mais de 150 milhões de anos.

A evolução das espécies faz com que os filhotes fiquem cada vez mais diferentes dos pais. Nesse processo, ao longo de milhões de anos, as linhagens vão dando origem a novas espécies. Por isso, os "pais" da galinha colocaram um ovo que já tinha um pintinho com o DNA da galinha dentro — mesmo sem que nenhuma galinha existisse ainda.

Seguindo outra linha de raciocínio, alguns especialistas argumentam que a formação da casca do ovo da galinha depende de uma proteína que só é encontrada no ovário dessa espécie. Assim, o ovo que deu origem ao pintinho teria apenas o DNA da espécie anterior.

É possível dizer, portanto, que o ovo, no geral, veio antes da galinha, pois ele já existia na natureza milhões de anos antes. Mas um ovo de galinha só veio depois, quando foi botado por esse animal.