Recreio
Busca
Facebook RecreioTwitter RecreioInstagram Recreio
Ciência / Terra

O que existe no interior da Terra?

A gente nem sempre percebe, mas o interior do nosso planeta é dividido em várias camadas

Letícia Yazbek Publicado em 30/04/2020, às 10h00 - Atualizado em 27/03/2022, às 12h00

WhatsAppFacebookTwitterFlipboardGmail
Getty Images
Getty Images

A camada externa da Terra é a litosfera, com espessura que varia entre 20 e 100 quilômetros. A litosfera é formada por rochas que contêm minerais como silício, alumínio e magnésio. Ela se encontra mais distante do núcleo da Terra e, por isso, apresenta temperaturas mais baixas (média de 15 graus Celsius). É na litosfera que os seres vivos se desenvolvem — mas só na superfície! A cerca de 70 quilômetros de profundidade, a temperatura já chega a mil graus Celsius.

Manto

O manto é a camada intermediária da Terra, localizada entre a litosfera e o núcleo. Ele está entre 100 e 2.900 quilômetros da superfície e tem temperatura de até 3 mil graus Celsius. Essa parte é formada por rochas sólidas, que podem se derreter de acordo com a variação de temperatura ou pressão, se transformando em magma.

Na parte mais próxima à litosfera (de 100 a 700 quilômetros) o material magmático é pastoso. Já na parte inferior, que fica mais próxima do núcleo (de 700 a 2,900 quilômetros da superfície), a temperaturas maiores, o material é mais fluido. Por ser mais leve do que as rochas sólidas do manto, o magma tende a subir para a superfície da Terra, formando os vulcões.

interior da terra

A crosta terrestre é formada pelas placas tectônicas. Conforme as rochas derretidas do manto se movem, a crosta puxa e empurra as placas, movimentando também a porção de terra que está sobre ela.

Núcleo

A terceira camada do interior do nosso planeta é o núcleo, formado principalmente por ferro e níquel. O núcleo externo (parte mais próxima ao manto) tem profundidade de 2.900 a 5.100 quilômetros. O núcleo interno, que fica bem no centro da Terra, varia de 5.100 a 6.378 quilômetros. No núcleo interno, a temperatura chega aos 6.100 graus Celsius — tão quente quanto a superfície do Sol! Por causa da alta pressão que existe por ali, ele é sólido.

Outras partes

O planeta Terra também é formado: pela hidrosfera (conjunto de todas as águas — oceanos, mares, rios, lagos, águas subterrâneas e vapor de água da atmosfera); pela atmosfera (camada de gases que envolve e protege a Terra, como o oxigênio, nitrogênio e gás carbônico); e pela biosfera (conjunto de todos os ecossistemas, formada por elementos que permitem que a vida se desenvolva, como o solo, ar, água, luz, calor e alimentos).

Consultoria: Maria Cristina M. Toledo (professora do Instituto de Geociências da USP), Tiago D. Vieira (geocientista e educador socioambiental) e Wilson Teixeira (professor do Instituto de Geociências da USP).