Recreio
Ciência / Invenções

Como a escada rolante funciona?

Em um movimento contínuo, as escadas rolantes funcionam graças a um motor que faz suas peças trabalharem todas juntas

Maria Carolina Cristianini Publicado em 14/03/2020, às 10h00

Pixabay
Pixabay

Escadas rolantes são formadas por degraus presos a uma corrente que se movimenta rolando por uma estrutura inclinada. O deslocamento contínuo se deve à força de um motor elétrico, que está equipado com freios para casos de emergência.

A estrutura mais visível da escada são degraus que, ao contrário do que parece, não desaparecem ao final da escada. O movimento da corrente faz apenas com que eles fiquem de cabeça para baixo na parte interna da escada. Assim, continuam o caminho por uma região onde não podemos vê-los até voltarem ao início da escada.

Os degraus têm ranhuras (para que se encaixem melhor uns nos e evitar que você escorregue na escada) e dois pares de rodas: um fica ligado à corrente e ao trilho externo e outro ao trilho interno (trilhos são estruturas usadas para que rodas deslizem e, no caso das escadas rolantes, mantêm os degraus deslizando na posição correta).

Duas rodas dentadas (peças com pequenos dentes que se encaixam na estrutura de uma máquina para movimentá-la) formam a estrutura da escada. A roda que fica no topo é acionada diretamente pelo motor, para girar a corrente que move a escada. E a da parte de baixo apenas acompanha a roda de cima, ajudando a repassar a força do motor.

O motor também aciona um conjunto de peças que faz o corrimão girar na mesma velocidade dos degraus. O corrimão é importante para os usuários não perderem o equilíbrio com o movimento da escada.

Impulsionada pelo giro das rodas dentadas, a corrente faz os degraus se movimentarem numa velocidade constante. Enquanto isso, os trilhos mantêm os degraus na posição certa e garantem que eles fiquem alinhados na parte interna da escada, retornando corretamente para a área externa.

Nas duas pontas da escada, uma placa se encaixa nas ranhuras dos degraus. Além de nivelar os degraus à altura do solo, essa placa pode interromper o funcionamento da escada se um objeto ficar preso entre ela e o degrau.