Recreio
Ciência / Invenções

Como surgiram as batatas chips?

O cozinheiro George Crum conseguiu inventá-las graças a um cliente reclamão. Conheça a história!

Renato Lamanna Publicado em 11/06/2021, às 08h00 - Atualizado às 10h13

Imagem ilustrativa de um pacote de batata chips - Pixabay
Imagem ilustrativa de um pacote de batata chips - Pixabay

Em1853,George Crum era um dos cozinheiros do restaurante Moon Lake House, em Nova York (Estados Unidos). Ele já estava ficando cansado de um cliente, que sempre reclamava das batatas fritas: elas nunca estavam crocantes e finas o suficiente para o gosto dele

Para dar uma lição no cliente que reclamava sempre, George Crum decidiu fatiar as batatas o mais fino possível. Então, fritou as fatias no óleo fervendo e colocou sal em cima. Em seguida, pediu que a nova receita fosse servida ao cliente sempre insatisfeito.

Deu certo!

O que o cozinheiro não esperava era que a batata superfina seria um sucesso! Ela recebeu o nome de Saratoga Chips (nome da região onde ficava o restaurante em Nova York) e passou a ser produzida, mas ainda em pouca quantidade, mas não podia ser armazenada por muito tempo.

Em 1920, a norte-americana Laura Scudder mudou o rumo dessa história ao inventar um saco vedado, que passou a ser a melhor opção de armazenamento para as batatas chips. Foi assim que elas conquistaram o mundo! A partir daí, diversas empresas passaram a comercializar o produto.


Fontes: The Black Inventors Museum Online e site oficial da Saratoga Chips.