natureza   / Estados Unidos

Yellowstone: Conheça o Parque Nacional mais antigo do mundo

Famoso por seus gêiseres, fontes de água termal e pela variedade de vida selvagem, ele foi inaugurado em 1872

Shirley Paradizo Publicado sexta 11 junho, 2021

Famoso por seus gêiseres, fontes de água termal e pela variedade de vida selvagem, ele foi inaugurado em 1872
Parque Nacional de Yellowstone, nos Estados Unidos - Pixabay

Inaugurado em 1872, o Parque Nacional de Yellowstone, em Wyoming, nos Estados Unidos, é um lugar bem diferente. Por lá, há chão que solta fumaça, gêiseres, riachos borbulhantes, piscinas de lama e de água superquente de variadas cores: amarela, azul e verde.

O parque fica em cima de um enorme vulcão, que entrou em erupção pela última vez há 640 mil anos e foi a maior que já aconteceu na Terra. A explosão causou rachaduras no solo, por onde a água da chuva ou da neve derretida penetra, aquece e retorna à superfície em forma de gêiser ou fontes de água quente.

O Yellowstone tem mais de 200 gêiseres. O mais famoso é o Old Faithful, que jorra água quente e vapor a até 60 metros de altura - o equivalente a um prédio de 20 andares. As erupções acontecem, pontualmente, em intervalos de 30 minutos. O maior e mais potente gêiser do mundo também está lá: o Steamboat esguicha jatos de água efervescente a 90 metros de altura.

Apesar de ser um simples buraco no chão, o chamado Vulcão de Lama é bem surpreendente. A cratera de cor cinza está sempre cheia de lama. E daí? Por causa da alta temperatura, o lamaçal borbulha constantemente.

A cor azul no centro da piscina Morning Glory tem a ver com uma população de bactérias que vive no fundo da lagoa e que, ao se desenvolver, libera uma substância azul na água. O lixo jogado pelos turistas no lago fez com que outras bactérias surgissem, deixando as bordas em tons de laranja e amarelo. E água é tão quente - cerca de 50 ºC - que solta até fumaça.

Até 1968, a piscina Safira era um gigantesco gêiser com erupções que jorrava água e vapor a cada duas horas. Mas então ela parou de “funcionar” e hoje ainda mantém a cor da água de um azul intenso. O líquido, às vezes, ferve e borbulha violentamente como se estivesse sendo aquecido no fogão.

A Mammoth Hot Springs é uma grande área que parece uma montanha e com muitas fontes de água efervescente. O líquido que escorre é tão quente que dissolve muita quantidade de rocha calcária, que formam o local. Depois, a água evapora e sobram resíduos de uma substância que parece pó de giz.

Último acesso: 03 Dec 2021 - 04:41:03 (1098261).