Tesouro da Terra: Conheça o Aquífero Guarani

Saiba mais sobre uma das maiores reservas subterrâneas de água do mundo

Julia Moióli Publicado sexta 1 outubro, 2021

Saiba mais sobre uma das maiores reservas subterrâneas de água do mundo
Poço Encantado, na Chapada Diamantina - Wikimedia Commons

Se você acha que lugar de água é só nos oceanos e nos rios, está enganado. Em algumas regiões do mundo, existem grandes reservas bem embaixo da terra. Elas são chamadas de aquíferos. Nessas reservas, a água fica armazenada em rochas cheias de furinhos, como se fosse uma esponja molhada.

E em alguns pontos do aquífero a água chega a passar pelos furinhos até alcançar os rios. Esse tipo de rocha se formou há milhões de anos, depois que os terrenos sofreram a ação de ventos, erupções vulcânicas e chuvas.

O terceiro maior aquífero do mundo está aqui no Brasil. É o Aquífero Guarani, que fica no subsolo dos estados de Goiás, Mato Grosso, Mato Grosso do Sul, Minas Gerais, São Paulo, Paraná, Santa Catarina e Rio Grande do Sul. Mas se estende também para três países vizinhos: Argentina, Paraguai e Uruguai. Ele ocupa uma área maior do que a França, a Espanha e Portugal juntos.

Esponja de pedra

O Aquífero Guarani começou a se formar há uns 200 milhões de anos. Naquela época, a região era um deserto e ventos fortes fizeram com que muita areia se acumulasse por ali e formasse dunas que viraram rochas porosas.

Depois, o lugar foi coberto pela lava de vulcões. Esse material endureceu e criou uma capa protetora. Com as chuvas, a água foi penetrando no solo e se acumulando nas rochas, formando o aquífero. Hoje, o reservatório tem tanta água que poderia encher mais de 7 milhões de estádios do tamanho do Maracanã, no Rio de Janeiro.

Mas toda essa água pura está em perigo porque certas partes do aquífero estão muito perto da superfície do solo e ficam embaixo de cidades ou de regiões usadas para a agricultura. Por causa dessa proximidade a água corre o risco de ser contaminada com agrotóxicos ou lixo.

Para proteger o aquífero, existem leis que dizem como se pode utilizar o solo da região e como a água deve ser retirada desse precioso reservatório.

Você sabia que…

◗ O Aquífero Guarani foi descoberto por acaso, durante uma escavação para buscar petróleo?

◗ Cerca de 98% da água doce do mundo é subterrânea?

◗ O líquido das partes mais fundas do Guarani tem mais de 100 milhões de anos? A água de chuva que está ali pode ter molhado dinossauros que viviam na região.

◗ O maior aquífero é o Arenito Núbia, que fica na África? Em segundo lugar está a Grande Bacia Artesiana, na Austrália.

◗ O Aquífero Guarani tem mais água que todos os rios do mundo juntos?

Último acesso: 03 Dec 2021 - 03:36:16 (1103214).