natureza   / Ecossistemas

Savana: Saiba tudo sobre o funcionamento deste bioma

Localizado principalmente no centro da América do Sul, na região central da África e em algumas áreas da Austrália, este bioma é marcado pelo clima quente e por abrigar inúmeros animais incríveis

Maria Carolina Cristianini Publicado sexta 22 outubro, 2021

Localizado principalmente no centro da América do Sul, na região central da África e em algumas áreas da Austrália, este bioma é marcado pelo clima quente e por abrigar inúmeros animais incríveis
Elefantes na savana da África - Pixabay

Pelo mundo, o bioma das savanas se localiza, principalmente, no centro da América do Sul, na região central da África e em algumas áreas da Austrália.

O clima por lá é quente em todas as estações, mas ocorrem chuvas em alguns meses do ano — geralmente, entre outubro e março no Hemisfério Sul, e entre abril e setembro no Hemisfério Norte. O período de seca costuma ser maior do que o úmido, apesar de haver variações.

As características das plantas das savanas mudam conforme a região do planeta. As áreas mais úmidas são formadas por vegetação rasteira e pequenas árvores. Nas regiões mais secas, predominam as plantas com espinhos.

Para suportar o tempo quente, as plantas que vivem nas savanas têm grande capacidade de absorção e de armazenamento de água. As árvores possuem tronco resistente, revestido por uma casca poderosa. E as raízes costumam ser profundas — tudo para conseguir e guardar água.

A maior área de savana do mundo fica na África, onde existem arbustos e árvores, como os baobás. Diversos animais herbívoros, como búfalos, zebras e elefantes, se alimentam da vegetação. Mas também existem predadores, como leões, leopardos e águias. Eles conseguem viver em equilíbrio nesse ambiente, cada um ocupando um espaço diferente.

No Brasil, existem duas áreas principais de savana, com nomes diferentes. São o cerrado e a caatinga. O cerrado é típico do Maranhão, Distrito Federal, Goiás, Mato Grosso do Sul, Minas Gerais e Tocantins. A vegetação é formada por pequenos arbustos e muito capim. Um dos bichos mais comuns é o lobo-guará: lembra uma raposa e costuma andar sozinho à noite.

Os animais e as plantas que vivem na caatinga precisam estar acostumados com pouca água. Ela abrange a maior parte do nordeste, onde fica o sertão. O clima é semiárido — a chuva cai poucas vezes no ano e um dos animais mais famosos da região é a ave asa-branca.

Último acesso: 03 Dec 2021 - 03:14:18 (1099676).