natureza   / Alimentação

Verduras e legumes: Entenda a diferença entre estes alimentos

Ambos são hortaliças, mas a classificação depende da parte do alimento consumida. Saiba mais!

Letícia Yazbek Publicado sexta 8 outubro, 2021

Ambos são hortaliças, mas a classificação depende da parte do alimento consumida. Saiba mais!
Imagem ilustrativa de vegetais - Pixabay

Primeiro, é importante entender que tanto verduras quanto legumes são considerados hortaliças — plantas herbáceas das quais uma ou mais partes são utilizadas como alimento. A classificação dentro do grupo das hortaliças depende de qual parte é consumida.

As verduras são todas as hortaliças em que a parte comestível são as folhas, flores ou hastes. Alface, acelga, agrião, couve, escarola, espinafre, repolho, alcachofra, brócolis e couve-flor são consideradas verduras.

Já os legumes são as hortaliças em que a parte comestível são os frutos considerados salgados ou as sementes. Assim, alimentos como abóbora, abobrinha, berinjela, chuchu, pepino e pimentão são legumes.

Entre os legumes também há outras categorias, como raízes (vegetais em que a parte comestível cresce debaixo da terra, como batata, cenoura e mandioca), tubérculos (como a batata-inglesa), leguminosas (grãos que são encontrados dentro de vagens, como feijão, grão de bico e soja), cereais (sementes e grãos, como arroz, milho e trigo) e oleaginosas (sementes calóricas, como nozes, amêndoas, e castanha-de-caju).

No entanto, essa classificação varia muito. Do ponto de vista nutricional, todos os legumes podem ser considerados hortaliças, mas grãos, raízes e tubérculos não costumam ser incluídos nesse grupo.

 

 

Último acesso: 03 Dec 2021 - 03:32:55 (1100167).