4 dicas para ensinar as crianças a plantar e preservar o planeta

Confira algumas ações simples que podem ajudar as novas gerações no ensino sobre a preservação ambiental

Publicado quarta 22 setembro, 2021

Confira algumas ações simples que podem ajudar as novas gerações no ensino sobre a preservação ambiental
Imagem ilustrativa de uma planta - Divulgação

O que se aprende na infância, se leva por toda a vida. É nessa fase que os pais precisam ensinar às crianças os valores que vão pautar as suas vidas. Cada vez mais, cuidar do meio ambiente e dos recursos advindos dele é uma preocupação assimilada por crianças e jovens nos lares de todo o planeta.

Segundo uma pesquisa da ONG estadunidense DoSomething, consumidores da geração Z, nascidos a partir de 1995, estão mais propensos a ações como comprar de marcas mais responsáveis com o meio ambiente do que as gerações anteriores. Cerca de 49% deles estão dispostos a consumir carne de origem mais sustentável, por exemplo, e 47% acham que é uma boa ideia comprar e vender itens de segunda mão.

Ricardo Sartorato, diretor do Marista Escola Social Curitiba, explica que essa tendência é algo que pode ser aproveitado em prol da conservação do planeta: “As futuras gerações estarão cada vez mais antenadas em relação às questões ambientais. Quanto mais cedo as crianças interajam com a natureza e compreendam que fazem parte desse todo, mais comprometidas ficarão com sua consciência ambiental”, reforça. 

Quando se trata de ensinar as crianças a preservar o meio ambiente, ensiná-las a plantar pode ajudar no processo. Veja dicas para começar:

1. Interajam com a natureza

Uma boa maneira de aprender a preservar é saber mais sobre a natureza. Você pode mostrar folhas e plantas e pedir que a criança preste atenção em seus cheiros, texturas e cores. Para isso, vale usar o quintal de casa ou ir a parques e praças. Brincar e deixar a criança interagir com a vegetação cria memórias afetivas e proporciona que ela queira cuidar no futuro daquilo que trouxe tantos momentos positivos.

2. Ensine curiosidades e informações

Começar a cultivar suas próprias plantas é uma ótima oportunidade para ensinar aos pequenos informações sobre a ciência e o ciclo da vida. “Conhecimentos sobre botânica, biologia e química podem ser integrados para mostrar a importância das árvores e demais vegetais para a manutenção da vida na terra e a preservação ambiental”, pontua Sartorato.  

3. Comece com o clássico feijão no algodão

O experimento do feijão no algodão, muito realizado nas escolas, é um ótimo jeito de introduzir seu filho ao mundo da jardinagem. Como ele leva apenas três dias para germinar, é possível que a criança entenda como funciona o nascimento de uma planta sem ter que esperar tanto. Para plantar, é só colocar os grãos em um pouco de algodão, que deve ser mantido úmido, e deixá-los em um local com incidência de luz. 

4.  Faça uma horta

Alguns alimentos são fáceis de serem cultivados, como o tomate-cereja, os morangos e temperos. Cuidar da horta na companhia da criança é um ótimo jeito de fazê-la ter contato com as sensações e cheiros das plantas e entender seus ciclos de vida. Além disso, pedir a ajuda dela para regar e acompanhar o crescimento das mudas é um bom jeito de ensinar responsabilidade e cuidado.

Último acesso: 03 Dec 2021 - 04:31:24 (1103110).