Conheça o Vaticano, o menor país do mundo

Saiba mais sobre a história da Cidade-estado autônoma, sede da Igreja Católica e a residência oficial do papa

Letícia Yazbek Publicado sexta 30 outubro, 2020

Saiba mais sobre a história da Cidade-estado autônoma, sede da Igreja Católica e a residência oficial do papa
Vaticano durante a noite - Pixabay

Localizado na zona norte de Roma, capital da Itália, o Vaticano é o menor país do mundo. Ele tem área de 0,44 quilômetro quadrado, o que equivale ao tamanho de um quarteirão grande em uma cidade.

O Vaticano é uma cidade-estado autônoma, sede da Igreja Católica e residência oficial do papa, lider máximo do catolicismo e do país. A população, de cerca de 1000 habitantes, é formada apenas por membros da Igreja Católica e da Guarda Suíça, responsável pela segurança do papa.

Mas, todos os dias, milhares de visitantes passam pelo Vaticano — são mais de 6 milhões de turistas por ano. Os principais atrativos são a Praça de São Pedro, a Basílica de São Pedro e os Museus do Vaticano, local que abriga uma extensa coleção de arte e peças históricas reunidas ao longo dos séculos. Lá estão expostas a estátua de Hércules, os bustos de deuses da Roma Antiga, o sarcófago de Santa Helena e a Capela Sistina, pintada por Michelangelo.

O território atual do Vaticano foi doado pelo rei Pepino para a Igreja Católica em 756 d.C.. Mas o Estado do Vaticano só foi oficialmente criado em 1929, por meio do Tratado de Latrão.

O Vaticano é completamente urbano — não há terras reservadas para a agricultura ou outra forma de exploração dos recursos naturais. O economia inclui os rendimentos dos Museus do Vaticano e dos correios, além da venda de lembranças turísticas, moedas, selos e medalhas.

O país possui diversas estruturas urbanas que ajudam ma fornecer autonomia ao Estado, como linhas ferroviárias, heliporto, correio, estações de rádio, palácios e gabinetes governamentais, embaixaddas e instituições de ensino superior, cultural e de arte.

Último acesso: 04 Dec 2021 - 23:07:42 (1100086).