Verão o ano todo: Conheça o lugar mais quente do mundo

Em alguns lugares, a temperatura chega aos 50, 60 e até 70 graus Celsius

Letícia Yazbek Publicado sexta 9 abril, 2021

Em alguns lugares, a temperatura chega aos 50, 60 e até 70 graus Celsius
Cidade de Dallol, na Etiópia - Wikimedia Commons

É difícil determinar qual é o ponto mais quente da Terra. Em muitos lugares, a temperatura pode ser tão alta que chega a ser insuportável viver por lá. E alguns deles, como os desertos mais quentes da Terra, são tão remotos que não é possível manter uma estação meteorológica por lá. Por isso, muitos dos locais mais quentes do planeta ainda não foram medidos por equipamentos de precisão.

No entanto, podemos listar alguns lugares considerados os mais quentes do mundo. A cidade de Dallol, localizada no deserto de Danakil, na Etiópia, muitas vezes é tida como a cidade habitada mais quente de todas. Por lá, a temperatura média diária é de 41ºC. Na região próxima ao vulcão Dallol, os termômetros passam de 60ºC!

Com ventos quentes e clima seco, Wadi Halfa, no Sudão, fica na fronteira com o Egito e registra até 53ºC. Além de ser quente, a área é de difícil acesso. Já no Irã está o Deserto do Lut, onde, acredite se quiser, já foram medidos 70ºC! Além do deserto, existe um lago chamado Dasht, de 300 quilômetros.

Nos Estados Unidos fica o Deserto da Morte: já foi registrado quase 57ºC por lá. A região não é habitada e tem a maior fonte de borato (um tipo de sal) do mundo.

Apesar de não chegarmos aos recordes mais incríveis de temperatura, nosso país tem cidades que são realmente quentes. Atualmente, a vencedora dessa competição é Sobral, no Ceará. Já foram registrados 43,9 graus Celsius!

Último acesso: 24 Oct 2021 - 20:47:37 (1094403).