mapa-mundi   / Mapa-Múndi

Enquanto estamos dormindo, o que acontece na cidade?

Muitos profissionais trabalham de noite e de madrugada para garantir o bom funcionamento das cidades

Letícia Yazbek Publicado sexta 12 fevereiro, 2021

Muitos profissionais trabalham de noite e de madrugada para garantir o bom funcionamento das cidades
Imagem ilustrativa de uma cidade durante a noite - Pixabay

Mesmo quando estamos dormindo, a cidade não para. Vários profissionais trabalham durante a madrugada para garantir que a cidade continue funcionando e que a população tenha acesso aos serviços necessários. Em outros países, o dia já começou e as pessoas estão em plena atividade.

Notícia sem parar

O jornalista é um profissional que pode acabar trocando o dia pela noite. Isso acontece porque as informações não dormem e os sites, por exemplo, precisam ser alimentados o tempo todo. Aí, muitos jornalistas que trabalham nessa área passam a noite e a madrugada trabalhando para que, no início do dia, as notícias estejam prontas.

Segurança total

A segurança na cidade deve existir 24 horas por dia. Por isso, os policiais, seguranças de estabelecimentos comerciais, vigias de rua e porteiros muitas vezes trabalham de acordo com turnos e plantões. Enquanto dormimos, eles trabalham para garantir a segurança da nossa cidade, rua ou condomínio.

Atendimento rápido

Para quem trabalha na área da saúde, como médicos, enfermeiros e auxiliares de enfermagem, pode não haver outra opção a não ser trabalhar durante a noite. Esses profissionais enfrentam turnos e plantões nos hospitais para atender a população que precisa de atendimento médico quando a maioria das pessoas ainda está dormindo.

Lá no alto

Nos aeroportos e dentro dos aviões, os comissários de bordo e pilotos podem trabalhar durante a noite. Eles costumam trabalhar em horários variados e encaram longos períodos de preparação, entre um voo e outro. Os voos podem durar várias horas e muitas vezes viram a madrugada!

Cidade em ordem

As prefeituras das cidades muitas vezes aproveitam o horário da madrugada, quando as ruas estão mais vazias, para fazer serviços especiais de manutenção. Podem ser feitas obras em estradas e viadutos ou manutenções em torres de energia, por exemplo. Também há os garis, profissionais das prefeituras, que podem trabalhar no período noturno, garantindo a limpeza da cidade 24 horas por dia.

Inspeção geral

Durante a madrugada, quando os trens e metrôs não funcionam, são feitas as manutenções dos equipamentos. Uma equipe especializada faz diversos testes, inspeções e substituições de peças e trilhos danificados. Nesse horário, também é feita a limpeza interna e externa dos vagões. Aí, quando os trens e metrôs voltam a funcionar, no início da manhã, já estão prontos para serem utilizados pela população.

24 horas por dia

Algumas cidades são conhecidas por não dormirem nunca. Elas são grandes metrópoles, como Nova York, Londres, Tóquio e São Paulo. Nessas cidades, dá para encontrar vários estabelecimentos comerciais abertos até de madrugada. Restaurantes, lanchonetes, farmácias, padarias e casas de shows costumam funcionar até tarde. Em alguns lugares, meios de transporte como táxis e ônibus também funcionam durante toda a noite.

Do outro lado da Terra

O Japão está 12 horas na frente do Brasil. Isso quer dizer que, quando aqui é meia noite e estamos dormindo, no Japão é meio dia e as pessoas já estão se preparando para almoçar. Já a Nova Zelândia fica 15 horas à nossa frente. Quando aqui são 11 horas da noite, lá já são 16 horas da tarde do dia seguinte!

 

Fonte: Assessoria de Imprensa da Secretaria de Infraestrutura Urbana da Prefeitura de São Paulo.

Último acesso: 05 Dec 2021 - 00:08:43 (1086574).