Como são as sobremesas dos outros países?

Estamos acostumados a comer pudim, sorvete ou um delicioso mousse de chocolate, mas em outros países a sobremesa é bem diferente

Christiane Oliveira Publicado sexta 13 agosto, 2021

Estamos acostumados a comer pudim, sorvete ou um delicioso mousse de chocolate, mas em outros países a sobremesa é bem diferente
Imagem ilustrativa de um sorvete - Pixabay

Austrália

Nesse país, a sobremesa mais comum é a pavlova: é como se fosse um bolo de merengue crocante por fora e macio por dentro, recheado com chantilly e frutas como kiwi, morango, cereja, manga, mirtilo.

França

Petiit gateu: bolinho de chocolate que é cremoso no meio com acompanhado de uma bola de sorvete de baunilha. Creme brûlée: preparado com creme de leitem, ovos, baunilha e coberto de açúcar queimado. Profiteroles: massa açucarada recheada com creme e coberta de chocolate, parecida com as catarinas vendidas nas padarias do Brasil.

China

Gão lì dòushā: banana frita recheada com doce de feijão e coberta com açúcar e gergelim – é parecido com um sonho de padaria.

Japão

Além do típico doce de feijão, o kanten ou ágar-ágar, é uma gelatina vegetal de algas marinhas misturada com algum suco de frutas muito consumida no país.

Rússia

Vatrushka: pastel de requeijão que pode ser acompanhado de açúcar, geleia ou de leite condensado.

Índia

Ras malai: fatias de queijo asiático – paneer – embebidos em malai, uma mistura de leite fervido com leite condensado e temperado com sementes de cardamomo. Kulfi: é parecido com um picolé, feito a base de leite nos sabores cardamomo (é da mesma família do gengibre, usado para aromatizar receitas e tem um goto levemente picante), açafrão, manga, rosas ou pistache.

Estados Unidos 

Cheesecake: torta feita a base de cream cheese e calda de frutas vermelhas. Torta de pêssego ou de maçã.

Porto Rico

Límber: é um frozen – tipo de raspadinha – servido em copos para comer de colher de vários sabores como coco, chocolate, maracujá e outras frutas.

México

Nachos doces: os tradicionais chips de milho no formato redondo são acompanhados de  amendoim, gotas de chocolate, marshmellows e coco ralado. Arroz con leche: é bem parecido com o nosso arroz doce, mas leve uva passa na recieta.

Espanha

Churros: eles são diferentes do que os que comemos aqui no Brasil. Lá a massa é fininha e comprida e vem separada do recheio – é preciso ir mergulhando o churro na calda de chocolate.

Portugal

Pastel de nata: é o famoso pastel de Belém, só que Pastéis de Belém é o nome de uma confeitaria em Portugal, o verdadeiro nome do doce é pastel de nata. Ele é feito com massa folhada e recheado com um creme feito de gemas, nata e açúcar.

Itália

Tiramissu: é um tipo de pavê feito com bolachas mergulhadas no café e um creme de queijo mascarpone. Antes de servir, é polvilhado cacau em pó em cima da sobremesa.

Turquia

Baklava: é um doce feito de massa folhada, que pode ser recheado de nozes, nata ou pistache. Antes de servir, joga-se uma calda feita de flor de laranjeira ou de água de rosas e açúcar em cima do doce.

Último acesso: 24 Oct 2021 - 21:29:26 (1095611).