escola   / Educação

Sésamo e MetLife Foundation realizam “Festival Digital: Sonhar, Planejar, Alcançar”

Projeto incentiva famílias com crianças a realizarem seus sonhos por meio de práticas sobre educação financeira

Publicado sexta 20 novembro, 2020

Projeto incentiva famílias com crianças a realizarem seus sonhos por meio de práticas sobre educação financeira
Imagem promocional do projeto Festival Digital: Sonhar, Planejar, Alcançar - Divulgação/Vila Sésamo

Na semana de 23 a 27 de novembro, a Sésamo, a MetLife Foundation e a DSOP Educação Financeira realizam o Festival Digital Sonhar, Planejar, Alcançar, um encontro com crianças e famílias, repleto de conteúdos divertidos que abordam a importância da educação financeira na primeira infância, como por exemplo estratégias criativas para definir sonhos e objetivos, planejar, poupar, consumir com consciência, compartilhar, trocar e doar.

O evento online faz parte da programação da 7ª Semana Nacional de Educação Financeira, cujo tema será “Resiliência financeira: como atravessar a crise?” e vai concentrar ações gratuitas de educação financeira, securitária, previdenciária e fiscal de entidades públicas e privadas, incluindo o Festival Digital da Sésamo.

Sonhar, Planejar, Alcançar: Fortalecimento financeiro para famílias é uma iniciativa global da Sésamo e da MetLife Foundation, que busca contribuir para que as crianças e os adultos sejam capazes de visualizar o futuro, identificar os sonhos, definir as metas, construir os planos e compreender que as escolhas feitas todos os dias podem ajudá-los a alcançar seus objetivos.

O Festival Digital, assim como a iniciativa como um todo, tem como público crianças de 3 a 6 anos e seus familiares. A programação será exibida no canal da Sésamo no YouTube, sendo apresentada pelos queridos personagens Elmo, Bel e Grover, que irão se conectar por meio de uma videochamada, incluindo clipes musicais, mini-documentários, vídeos “faça você mesmo”, depoimentos  de educadores e famílias, brincadeiras e desafios para fazer de casa, e muito mais.

A cada dia da semana será abordado um dos seguintes temas: sonhar, planejar, poupar, consumo consciente e sustentabilidade. Em média, cada episódio terá a duração de 25 minutos de atividades mediada pela tela, que convidarão a audiência a realizar experiências offline em família.

“Por meio do festival, buscamos engajar educadores, crianças e famílias em torno de reflexões sobre seus hábitos financeiros e de novas estratégias para sonhar, planejar e alcançar objetivos individuais e coletivos! Isso é ainda mais importante e desafiador em tempos de crise, como o que estamos vivendo agora. É hora de esperança, confiança, flexibilidade e criatividade para superar esse momento da história! Por isso, na impossibilidade de realizar os eventos de culminância que ocorreriam em cada escola, constituímos uma Comissão com representantes das Secretarias de Educação e das escolas públicas parceiras, a qual tem se reunido semanalmente para organizar o evento digital. Será uma semana repleta de experiências online que chamam para atividades offline, com intuito de colaborar com a saúde financeira das famílias e fortalecer o vínculo entre os adultos e as crianças. É momento de estreitar parcerias entre escola, família e comunidade para voltar a sonhar, planejar e realizar juntos!” conta Julia Tomchinsky, Diretora de Educação e Impacto Social da Sésamo no Brasil.

O Festival Digital é uma ação da iniciativa “Sonhar, Planejar, Alcançar” que vem sendo realizada no Brasil há cinco anos e mais de 110 mil pessoas foram diretamente alcançadas, por meio de atividades e materiais impressos e digitais gratuitamente distribuídos. Até agora, mais de 40 milhões de pessoas foram sensibilizadas por meio de campanha em diferentes mídias: televisão, redes sociais, site etc.

sésamo

Ao longo de 2020, foram realizadas uma série de encontros online entre facilitadores e educadores de cinco municípios brasileiros, além de serem criadas novas estratégias remotas para envolvimento das famílias e crianças. Pode ser destacada a coleção de cards para whatsapp, que convidam as famílias realizarem experiências fora da tela, os vídeos façam-vocês-mesmos e a distribuição de materiais físicos para educadores, crianças e famílias de 120 escolas participantes.

“O Festival Digital reforça nosso objetivo de oferecer soluções ao mercado brasileiro que ajudem na educação financeira e inclusão social em todo o país. A MetLife Foundation apoia projetos como esse que impactam a comunidade e sociedade de maneira positiva em prol da melhoria de vida das pessoas. Cuidar das pessoas e garantir um presente e futuro mais seguros são partes essenciais do nosso propósito enquanto cia”, explica o CEO da MetLife Brasil e Colômbia, Raphael de Carvalho.

Em tempos de pandemia e crise, o planejamento das finanças familiares se faz ainda mais importante e o cidadão precisa estar bem informado para tomar suas decisões financeiras, mesmo sob estresse.

“Importante destacar a capacidade de adequação dos conteúdos de educação financeira para o momento de pandemia vivido e como esse se mostrou fundamental para as famílias, que, muitas vezes, precisaram se adequar a uma nova realidade financeira. Isso vai totalmente de encontro ao tema da 7ª Semana Nacional de Educação Financeira, que é ‘Resiliência Financeira: como enfrentar a crise?’. Temos certeza que muitas transformações estão ocorrendo”, conta o presidente da DSOP Educação Financeira, Reinaldo Domingos.

Além do Festival Digital, a Sésamo, MetLife Foundation e DSOP promovem três lives para os diferentes públicos do projeto. Na terça-feira, 24/11, às 19h, no YouTube, um encontro para socialização de práticas entre os municípios participantes do projeto. Na quarta-feira, 25/11, às 19h, no canal da TV DSOP no YouTube, um encontro com o tema "empreendedorismo em tempos de crise" para as famílias. Na quinta-feira, 26/11, às 19h, no Instagram da MetLife Brasil, um encontro entre os parceiros da iniciativa dialogando sobre o projeto e os resultados do Festival Digital.

Também serão lançados 5 podcasts para educadores com relatos de experiências sobre os temas do projeto e 7 podcasts para famílias com participação dos personagens da Sésamo, em que contam histórias inspiradas em famílias que participam da iniciativa desde 2015.

O Festival Digital Sonhar, Planejar, Alcançar é uma realização da Sésamo em parceria com a Fundação MetLife, e conta com o apoio da DSOP Educação Financeira, da Sabiá Educacional, das Secretarias Municipais de Educação de Manaus, Rio de Janeiro, Recife, Belo Horizonte e Curitiba, e parceria da TV Cultura e Playkids.

Inscreva-se no link para participar do evento e receber mais informações: http://sesameworkshop.rds.land/festival-digital-sonhar-planejar-e-alcancar

Último acesso: 02 Dec 2020 - 14:47:46 (1101441).