escola   / Profissões

O que é preciso para se tornar ator?

Eles trabalham em novelas, filmes, peças de teatro... Mas sabia que existem muitas outras oportunidades para esse profissional?

Letícia Yazbek Publicado sexta 5 março, 2021

Eles trabalham em novelas, filmes, peças de teatro... Mas sabia que existem muitas outras oportunidades para esse profissional?
Atores contracenando em uma peça de teatro - Pixabay

Nas artes cênicas, o ator ou atriz é o profissional que interpreta e representa uma ação de acordo com textos e estímulos visuais e sonoros. Ele usa a voz, os movimentos do corpo, as expressões faciais e as emoções para passar ao espectador um conjunto de ideias e sensações.

Quem quer seguir essa profissão precisa ser dedicado. É importante gostar de ler, estudar, ter boa memória e saber se expressar. Muitos atores também sabem cantar e dançar, e conhecem os aspectos de uma produção, como a elaboração do roteiro, a construção do cenário e o figurino. É preciso ter muita disposição e se manter sempre atualizado na área.

Tipos de curso

Para ser ator, é necessário se graduar em artes cênicas (com duração de quatro anos) ou em um curso profissionalizante ou livre relacionado à área (duração variada). Na faculdade, o aluno tem aulas teóricas, como história da arte e filosofia. Depois, aprende cenografia, expressões corporais, crítica e técnicas vocais, por exemplo. Já os demais tipos de cursos abordam alguns aspectos das artes cênicas.

Depois de terminar o curso, o ator precisa se credenciar na Delegacia Regional do Trabalho (DRT) para seguir carreira na área. A maior parte dos testes exige que o candidato tenha a credencial. Além disso, os atores continuam estudando, fazendo cursos e oficinas para aprimorar os conhecimentos.

Outros caminhos

Também é possível dar aula para ensino fundamental, ensino médio ou em escolas de artes cênicas – é preciso ter feito graduação do tipo licenciatura. Uma opção é trabalhar com outros aspectos das artes cênicas, como a cenografia, dramaturgia, direção teatral, figurino ou produção. Quem se especializa em teoria teatral pode escrever livros didáticos ou fazer críticas teatrais. Já a arteterapia usa a interpretação para auxiliar no bem-estar de pacientes e pessoas idosas.

Hora dos testes

O ator pode trabalhar em novelas e séries de televisão, filmes, espetáculos e vídeos publicitários. Essa área é bem concorrida e varia conforme a movimentação cultural de cada cidade. São Paulo, Rio de Janeiro, Belo Horizonte e Porto Alegre concentram grande parte das oportunidades. Nessa fase, é importante se cadastrar em agências e produtoras, e estabelecer contato com profissionais da área para ficar por dentro dos testes e seleções.

Último acesso: 15 May 2021 - 22:38:21 (1101946).