escola   / Profissões

De olho nas notícias: O que é preciso para ser jornalista?

Esses profissionais podem trabalhar em jornais, revistas, emissoras de TV e em locais que você nem imagina!

Letícia Yazbek Publicado quinta 29 abril, 2021

Esses profissionais podem trabalhar em jornais, revistas, emissoras de TV e em locais que você nem imagina!
Imagem ilustrativa de um jornalista trabalhando - Pixabay

O jornalista é o profissional que produz as notícias veiculadas nos meios de comunicação. Ele investiga fatos, redige e edita reportagens, e faz entrevistas, sempre adaptando a abordagem para o público que será atingido. O jornalista deve explorar vários pontos de vista dentro dos temas e favorecer o debate público.

Ligado em tudo

Para ser jornalista, é preciso ser curioso, saber o que está acontecendo ao redor do mundo e gostar muito de ler e escrever. É importante ter senso crítico, boa capacidade de expressão, domínio do português e de técnicas de redação. O jornalista deve ser responsável, ter postura ética e compromisso com a verdade.

Teoria e prática

O curso de graduação em jornalismo dura quatro anos. Nos dois primeiros, os alunos aprendem filosofia, teoria da comunicação, entre outras matérias. Depois, vêm temas específicos, que preparam os alunos para exercer a profissão, como técnicas de redação e edição de texto. Desde o início há aulas práticas.

Muitas opções!

O jornalista pode trabalhar em jornais, revistas, emissoras de rádio e de televisão, além de veículos online. A criação de conteúdo para a internet tem aberto muitas possibilidades para os jornalistas, que precisam aprender a linguagem da internet e das redes sociais. Portais, TVs por assinatura, produtoras de conteúdo audiovisual, assessorias de comunicação e comunicação corporativa oferecem muitas oportunidades.

É obrigatório?

No Brasil, não é necessário ter o diploma de jornalista para exercer a profissão. Por isso, muitos profissionais que têm experiência em determinada área, como economia ou cinema, podem trabalhar para veículos de comunicação, escrevendo sobre um determinado assunto. Mas muitas empresas preferem contratar jornalistas formados — a faculdade oferece conhecimentos técnicos muito importantes!

Por conta própria

Outra opção é abrir o próprio escritório de comunicação para realizar atividades como produção de conteúdo, assessoria de imprensa, redação publicitária e monitoramento de redes sociais. Também é possível prestar serviços a diversas empresas como freelancer ou produzir conteúdo para blogs e canais de vídeos.

Último acesso: 04 Dec 2021 - 10:54:14 (1102204).