escola   / Curiosidades

Como o post-it foi criado?

Descubra a origem deste item tão popular em escolas e escritórios

Lucas Vasconcellos Publicado quinta 11 março, 2021

Descubra a origem deste item tão popular em escolas e escritórios
Imagem ilustrativa de post-it - Pixabay

Você já deve ter visto por aí um bloquinho com folhas coloridas e com a borda colante: é o Post-it. Esse invento começou a ser criado sem querer, em 1968, pela empresa norte-americana 3M. Na época, um funcionário trabalhava em outro invento: uma cola super-resistente que deveria ser usada na indústria aeroespacial.

Problema à vista?

Deu tudo errado! Aconteceu exatamente o contrário do que eles queriam: foi criado um adesivo fraco e sensível à pressão. Tanto que, de cara, ninguém viu utilidade para aquilo. Até que perceberam as qualidades do invento!

Ponto positivo

O principal ponto a favor da cola, mais fraca do que o planejado, era o fato de ser reutilizável e removida facilmente, sem deixar marcas. Passados alguns anos, a empresa pediu a um profissional que achasse uma função para a invenção. A ideia dele foi criar um papel e colá-lo na fita, que deveria ser presa a quadros de recados, por exemplo. A 3M não gostou!

De novo!

Então, em 1974, outra vez por acidente, o químico Art Fry, que também trabalhava na 3M, teve uma ideia. Ele cantava no coral de uma igreja e tinha dificuldade para manter as páginas com as músicas presas em um local. Aí, sugeriu criar um papel que pudesse ser colado em qualquer local. O Post-It chegaria ao mercado 3 anos depois.

 

Fontes: Inventors.About, Origem Das Coisas e University of Minessota Duluth.

Último acesso: 05 Aug 2021 - 17:54:02 (1101979).