escola   / Profissões

Como funciona a profissão de escritor?

Escritores precisam ser criativos, esforçados e pacientes. Será que essa é a profissão ideal para você? Descubra!

Publicado terça 9 março, 2021

Escritores precisam ser criativos, esforçados e pacientes. Será que essa é a profissão ideal para você? Descubra!
Imagem ilustrativa de uma mesa de trabalho - Pixabay

Escritor é o profissional que produz obras literárias, peças de teatro ou até roteiros para cinema e televisão. Essas obras podem ser de ficção ou baseadas em acontecimentos reais. O escritor também pode trabalhar com a adaptação de textos para diferentes formatos e a tradução de obras escritas em outros idiomas.

Se você gosta de ler e escrever, é criativo e esforçado, já tem algumas das características necessárias para ser um escritor. É importante conhecer bem a literatura, estudar as diferentes correntes literárias e dominar a língua portuguesa. Saber como funciona o mercado literário, gostar de estudar e ser autoconfiante, paciente e detalhista são outros pontos importantes.

Qualquer pessoa, mesmo sem ter feito faculdade, pode seguir essa carreira. Mas o mercado é competitivo e são poucos os que conseguem se estabelecer na profissão. Por isso, o melhor é conhecer a realidade da área de perto e estudar literatura e técnicas de escrita. Fazer um curso de graduação, extensão ou cursos livres que tenham relação com o mercado é importante para aumentar o conhecimento.

No mundo das letras

O curso de graduação em Letras é o mais indicado para quem deseja se tornar um escritor e também quer fazer uma faculdade. Ele dura 4 anos e exige muita leitura, interpretação e análise de obras literárias. É possível estudar apenas a língua portuguesa ou se especializar em outros idiomas. No curso, os alunos têm disciplinas como teoria literária, estudos literários e gramática.

Hora de escrever

O escritor pode produzir livros de diversos formatos, como romances, contos e poesias, e com assuntos variados — de ficção científica a drama, por exemplo. Em primeiro lugar, esse profissional decide o que deseja fazer e organiza um planejamento de trabalho. Aí, pode criar um esboço da obra e pesquisar sobre o assunto que será abordado. Só depois de muito preparo é que começa a fase de escrever.

Mais opções

Há outros caminhos que um escritor pode seguir. Os textos produzidos podem ser voltados para o teatro, o cinema, a televisão ou a internet. Outro segmento que contrata escritores é o de produção de materiais didáticos, usados nas escolas. Muitos escritores se dedicam à tradução ou adaptação de obras que já existem. Além disso, é possível dar aulas em escolas e faculdades — aí, é preciso ter feito graduação do tipo licenciatura.

Último acesso: 04 Dec 2021 - 11:16:24 (1101962).