Qual é a verdadeira história de Agatha Harkness, a vilã de WandaVision?

Descubra como os quadrinhos retratam a possível antagonista da série de sucesso do Disney+

Daniela Bazi Publicado quinta 25 fevereiro, 2021

Descubra como os quadrinhos retratam a possível antagonista da série de sucesso do Disney+
Agatha Harkness, a vilã de WandaVision - Divulgação/Disney+

No episódio da semana passada de WandaVision, os amantes dos quadrinhos da Marvel tiveram a oportunidade de encontrar mais um nome clássico das HQs da editora: Agatha Harkness, a mentora da Feiticeira Escarlate. Na série, a personagem começa sendo conhecida apenas como Agnes, a vizinha inconveniente de Wanda Maximoff e Visão, até sua verdadeira identidade ser revelada no capítulo sete.

Agatha foi criada nos anos 70 pelo renomado quadrinista Stan Lee em parceria com Jack Kirby, sendo apresentada nas revistinhas do Quarteto Fantástico. Inicialmente, Harkness era conhecida apenas como uma babá um pouco estranha que cuidava do filho do Senhor Fantástico e da Mulher Invisível, Franklin Richards, mantendo em segredo a sua verdadeira identidade.

Tudo acaba sendo revelado quando, certa vez, a mulher precisou salvar Franklin do Quarteto Terrível, um grupo de vilões que tinha o intuito de sequestrar o garoto. Após o acontecimento, ela se viu obrigada em revelar aos heróis do Quarteto Fantástico que, na realidade, ela não era babá, e sim uma das bruxas sobreviventes do julgamento de Salem — evento acontecido em 1963 onde uma série de pessoas foram acusadas de bruxaria nos Estados Unidos.

Harkness é considerada como uma das bruxas mais poderosas do Universo Marvel. Além de ter uma imortalidade gerada graças a uma magia proibida, ela também consegue manipular de diversas formas as forças mágicas, lhe dando a chance de se teletransportar, invocar entidades ou objetos, além de ter poderes mentais extremamente poderosos. No entanto, devido a sua idade avançada, ela acaba não conseguindo realizar muitas atividades físicas, sendo esse um de seus maiores pontos fracos.

marvel
Agatha Harkness para os quadrinhos da Marvel / Crédito: Divulgação/Marvel Comics

A amizade com Wanda Maximoff

Foi através do seu trabalho com o filho do Senhor Fantástico e da Mulher Invisível que Harkness teve a oportunidade de conhecer Wanda Maximoff. Ela chegou a cuidar também de Tommy e Billy, os gêmeos da Feiticeira Escarlate e Visão, estreitando ainda mais o relacionamento entre ambas. Agatha acabou então se tornando mentora de Wanda, sendo uma peça crucial para a batalha da heroína contra Os Sete Salem, grupo liderado pelo filho da ex-babá, Nicholas Scratch.

Porém, a amizade entre as mulheres acaba sendo fortemente abalada após Agatha revelar para a Feiticeira Escarlate que seus filhos contém fragmentos da alma do vilão Mephisto, e não realizar esforços quando o mesmo decide reabsorver os garotos. Harkness também foi a responsável por apagar a memória de Maximoff para esquecer que um dia foi mãe, com o intuito de sumir com o grande trauma gerado pela perda dos gêmeos.

Após inúmeros acontecimentos, Wanda recupera suas lembranças e se vinga da tutora a matando. Contudo, a bruxa consegue retornar futuramente com seu corpo original, voltando também a orientar a Feiticeira Escarlate e outros personagens no Universo Marvel.

marvel
Cena de Agatha, Tommy e Billy em WandaVision / Crédito: Divulgação/Disney+

Agatha em WandaVision

Nos quadrinhos, Agatha Harkness não é considerada uma vilã. No entanto, a série do Disney+ munda um pouco essa percepção onde, aparentemente, toda a realidade apresentada na produção não estaria sendo controlada por Wanda, e sim por Agnes/Agatha. A mulher, inclusive, foi a responsável por matar Faísca, o cachorrinho de Tommy e Billy.

Durante o sétimo episódio, os gêmeos também acabam sumindo dentro da casa da bruxa, momentos antes de Wanda descobrir o seu porão secreto e a verdadeira identidade da vizinha. Desde então, grandes questionamentos surgiram entre os fãs sobre o que poderá acontecer daqui para frente, levando em consideração que faltam apenas dois episódios para o final da série.

Será que Mephisto está por trás de tudo? Ou Agatha realmente será a verdadeira vilã de WandaVision? O que nos resta agora é esperar as próximas sextas-feiras para descobrir a realidade da trama.


+Saiba mais sobre a Marvel por meio de grandes obras disponíveis na Amazon:

Box Marvel Guerra Civil: Guerras secretas, de Alex Irvine e Stuart Moore (2016) - https://amzn.to/2xDgOYq

Homem-aranha: História De Vida: Capa Dura, de Chip Zdarsky (2020) - https://amzn.to/2L65PKr

Homem de Ferro, de Matt Fraction (2019) - https://amzn.to/2YCRMUx

Hulk, de Jeph Loeb e Tim Sale (2019) - https://amzn.to/2YN3nQK

Coleção Histórica Marvel: Mestre Kung Fu, de Doug Moench e Gillis Peter B. (2020) - https://amzn.to/2Wx1ZPz

Vale lembrar que os preços e a quantidade disponível dos produtos condizem com os da data da publicação deste post. Além disso, a Recreio pode ganhar uma parcela das vendas ou outro tipo de compensação pelos links nesta página.

Aproveite Frete GRÁTIS, rápido e ilimitado com Amazon Prime: https://amzn.to/3doipA

Amazon Music Unlimited – Experimente 30 dias grátis: https://amzn.to/2WBSheM

Último acesso: 14 Apr 2021 - 02:53:10 (1101913).