Há 10 anos, Harry Potter dava adeus aos cinemas com o lançamento de Relíquias da Morte - Parte 2

Neste exato dia, era lançado no Brasil o último filme da franquia que conquistou o mundo. Confira 5 curiosidades sobre a icônica produção!

Daniela Bazi Publicado terça 15 junho, 2021

Neste exato dia, era lançado no Brasil o último filme da franquia que conquistou o mundo. Confira 5 curiosidades sobre a icônica produção!
Imagem promocional de Harry Potter e as Relíquias da Morte - Parte 2 (2011) - Divulgação/Warner Bros. Pictures

Há exatos 10 anos, ocorria no Brasil a memorável estreia de Harry Potter e as Relíquias da Morte – Parte 2, o último filme da franquia do mundo mágico que conta a história do bruxo mais amado do planeta. Marcando o final de uma era, o lançamento permanece nas mentes dos fãs que lotaram as salas de cinema para conferir pela última vez nas telonas a saga de Harry, Ron, Hermione e todo o universo da magia.

Se você também é fã da franquia criada por J.K. Rowling, confira 5 curiosidades sobre o último filme de Harry Potter!

1. Alan Rickman, o Snape, sabia da paixão de seu personagem pela mãe de Harry desde o começo

Entre os anos de 2001 e 2011, os livros e filmes da saga eram lançados praticamente juntos, com apenas um ano e meio de distância entre as estreias. Em Relíquias da Morte, descobrimos que Severo Snape sempre foi apaixonado por Lily Potter, a mãe de Harry, justificando muitos de suas atitudes no decorrer da história.

De acordo com informações do Buzzfeed, para que o ator Alan Rickman conseguisse interpretar o seu personagem da melhor forma possível, a autora J.K. Rowling teria o contado essa importante informação ainda no começo do projeto. Ele foi o único do elenco que sempre soube.

2. Esposa no cinema e namorada na vida real

No final do filme, todos os protagonistas aparecem na estação King’s Cross mais velhos e com suas famílias, acompanhando seus filhos no embarque para Hogwarts na estação 9 ¾. Draco Malfoy (Tom Felton) também aparece ao lado de sua esposa e seu filho, Escórpio Malfoy.

A atriz que fez a mulher do famoso personagem se chama Jade Gordon, e era uma assistente de dublê da franquia. O curioso é que ela e Tom chegaram a namorar durante as gravações onde, segundo o Buzzfeed, ele teria sido o responsável por convencê-la a gravar a icônica cena final.

hp
Cena final de Draco Malfoy e sua família em Relíquias da Morte - Parte 2 / Crédito: Divulgação/Warner Bros. Pictures

3. A maior produção da franquia

As cenas que representam a Batalha de Hogwarts eram, com certeza, as mais esperadas pelos fãs. Para não decepcionar, a produção contou com o maior número de elenco e figurantes entre todos os filmes. A cada dia de filmagem, estavam no set pelo menos 400 Comensais da Morte e mais 400 alunos, professores, e defensores de Hogwarts.

4. Todos os filmes em apenas uma cena

Quando Harry, Rony e Hermione correm pelos corredores de Hogwarts para chegar até Snape, podemos conferir referências a clássicas cenas da franquia. Ao serem atacados por um trasgo e aranhas gigantes, podemos notar ligações com os filmes A Pedra Filosofal (quando Hermione é atacada por um trasgo no banheiro) e A Câmara Secreta (referências às aranhas da Floresta Proibida). Quando dão de cara com um lobisomem matando a aluna Lilá Brown, podemos ligar com os filmes O Prisioneiro de Azkaban (que cita a história de Lupin como lobisomem) e O Cálice de Fogo (onde Harry encara a morte de Cedrico Diggory).

Logo após, o trio se une a Armada de Dumbledore para eliminar um gigante grupo de dementadores que estão atacando a escola, fazendo referência a Ordem da Fênix e Enigma do Príncipe (quando Harry é atacado por dementadores e a Armada de Dumbledore é formada).

5. Fim...

As duas partes de Relíquias da Morte foram filmadas juntas, como se fossem um único filme, e duraram 236 dias de gravação. Por ser o fim, sempre que um dos atores principais estavam no seu último dia no set, era anunciado para todos da produção que o homenageavam com uma salva de palmas. No último dia do trio de ouro, após o grito de “Corta!” do diretor David Yates, Daniel Radcliffe, Rupert Grint e Emma Watson se abraçaram e começaram a chorar.

Último acesso: 26 Jul 2021 - 04:17:35 (1102439).