entretenimento   / Entretenimento

Quais são as animações mais assistidas da História?

Descubra quais foram os filmes de animados que fizeram o maior sucesso na história do cinema

Letícia Yazbek Publicado sexta 8 outubro, 2021

Descubra quais foram os filmes de animados que fizeram o maior sucesso na história do cinema
Cena da animação Frozen 2 (2019) - Divulgação/Disney

1. Frozen 

Lançada em 2013, foi a animação mais assistida de todos os tempos: arrecadou 1,282 bilhão de dólares em todo o mundo. No Brasil, foram mais de 4 milhões de espectadores. Além disso, ganhou o Oscar de melhor filme de animação em 2014 e é a nona maior bilheteria da história. O filme é baseado no conto de fadas A Rainha da Neve, de Hans Christian Andersen, publicado em 1844. O projeto começou a ser desenvolvido em 2010. E sabia que a diretora, Jennifer Lee, foi a primeira mulher a dirigir um filme da Disney? Ele só foi desbancado pela sua sequência, Frozen 2, que arrecadou aproximadamente 1,325 bilhão de dólares.

2. Os Incríveis 2

A sequência de Os Incríveis, de 2004, foi lançada em 2018 e se tornou um grande sucesso. Escrito e dirigido por Brad Bird, diretor do primeiro filme, Os Incríveis 2 arrecadou 1,24 bilhão de dólares, e passou a ser o segundo filme de animação de maior bilheteria. A trama foca no drama familiar vivido pelos personagens: eles precisam resolver os problemas do cotidiano enquanto combatem um novo vilão. Com a duração de 1 hora e 58 minutos, Os Incríveis 2 é filme mais longo da Pixar Animation Studios e também o maior filme de animação já realizado.

3. Minions

Depois de conquistar os espetadores em Meu Malvado Favorito (2010) e Meu Malvado Favorito 2 (2013), os Minions ganharam um filme só deles, em 2015. Foi um sucesso: o filme arrecadou 1,15 bilhão de dólares e se tornou a segunda animação de maior bilheteria. No Brasil, foi assistido por quase 9 milhões de pessoas. A língua falada pelos Minions mistura palavras de vários idiomas, como inglês, espanhol, francês e russo. E todos os Minions que aparecem no filme foram dublados pelo diretor, Pierre Coffin.

4. Toy Story 3

toy story

Maior sucesso da Pixar Animation Studios, foi a primeira animação a ultrapassar a marca de 1 bilhão de dólares: foram cerca de 1,06 bilhão. É a terceira animação e o 20º filme mais assistido de todos os tempos. No Brasil, foi visto por mais de 4 milhões de pessoas. Em 2011, Toy Story 3 ganhou o Oscar de melhor animação. A história se passa 10 anos depois do que aconteceu em Toy Story (1995) e conta com mais de 300 personagens. Além dos já conhecidos, se juntam à aventura Ken, Espeto e Lotso.

5. Meu Malvado Favorito 3

A continuação, lançada em 2017, dividiu a crítica especializada, mas recebeu a aprovação do público. Com cerca de 1,034 bilhão de dólares arrecadados, é hoje a quinta animação de maior bilheteria no mundo. No filme, o ex-astro de TV Balthazar Bratt, um malvado bem sucedido nos anos 1980, volta para atrapalhar a vida de Gru, Lucy, Margo, Edith, Agnes, Dr. Nefário e os Minions. Além disso, Gru encontra seu irmão gêmeo, Dru.

6. ​Procurando Dory

Sequência de Procurando Nemo, de 2003, o filme foi anunciado em 2013 e lançado em 2016. Arrecadou 1,028 bilhões de dólares em todo o mundo, se tornando a quarta animação mais assistida. No Brasil, foi visto por mais de 8 milhões de espectadores. A animação se passa um ano depois do que aconteceu em Procurando Nemo. Alguns personagens de outros filmes da Pixar aparecem como visitantes do Instituto de Biologia, onde Dory vai parar, como as crianças da creche de Toy Story 3 e a mãe com o filho eu estão esperando no consultório do dentista quando Darla chega, em Procurando Nemo.

7. Zootopia - Essa Cidade é o Bicho

Quinta maior bilheteria de uma animação de todos os tempos, arrecadou 1,023 bilhões de dólares. Ganhou o Oscar de melhor filme de animação em 2017 e foi considerado um dos melhores filmes de 2016 pelo Instituto Americano do Cinema. Quando começou a ser desenvolvido, em 2013, tinha Nick Wilde como personagem principal. Mais tarde, os diretores decidiram que a coelha Judy Hopps se encaixaria melhor no papel. Zootopia é o terceiro filme da Disney que conta com animais antropomórficos (com características humanas), sem seres humanos, depois de Robin Hood (1973) e O Galinho Chicken Little (2005).

8. O Rei Leão

rei leão

Lançado em 1994, O Rei Leão ganhou o Oscar de melhor trilha sonora, além de outros prêmios. Ele saiu de cartaz com a maior bilheteria do ano e a segunda maior de todos os tempos. Depois de ser relançado em 3D, em 2011, chegou a 987 milhões de dólares ao redor do mundo e se tornou a animação tradicional (desenhada à mão) de maior bilheteria da história. Hoje, é a sexta animação e o 31º filme mais assistido. Deu origem às sequências O Rei Leão 2 e o Rei Leão 3, além de adaptações par ao teatro e a televisão.

9. Meu Malvado Favorito 2

Começou a ser produzido em 2010 e estreou em 2013. Depois de três dias em cartaz, o filme cobriu todos os custos de produção. Arrecadou mais de 970 milhões de dólares ao redor do mundo e foi visto por cerca de 7 milhões de brasileiros. Na sequência, os Minions ganharam versões malvadas — elas são roxas, porque essa é a cor oposta ao amarelo dentro do círculo cromático. E sabia que os Minions malvados foram inspirados no desenho Piu Piu e Frajola?  Em um dos episódios, o pássaro acaba virando um monstro!

10. Procurando Nemo

Lançado em 2003, Procurando Nemo é atualmente o décimo filme de animação de maior bilheteria do mundo. Grande sucesso na época, o filme arrecadou mais de 936 milhões de dólares. No enredo, o peixe-palhaço Nemo foge do recife em que vive com o pai, Marlin, e é capturado por mergulhadores. Marlin parte em uma aventura e conta com a ajuda de amigos para encontrar o filho. Procurando Nemo venceu o Oscar de Melhor Filme de Animação e foi indicado os prêmios de Melhor Roteiro Original, Melhor Trilha Sonora Original, e Melhor Edição de Som.

Último acesso: 04 Dec 2021 - 23:13:05 (1086573).