entretenimento   / Entretenimento

Armadilhas e domínio: Aprenda a usar técnicas de furtividade no PUBG

Descubra como usar técnicas de furtividade no principal jogo responsável por popularizar ao redor do mundo o modo Battle Royale

Publicado quarta 23 setembro, 2020

Descubra como usar técnicas de furtividade no principal jogo responsável por popularizar ao redor do mundo o modo Battle Royale
Cena do jogo PUBG - Divulgação

Em um mapa com dezenas de inimigos por todos os lados, não é um bom negócio fazer barulho e colocar a cara a tapa na primeira oportunidade. No PUBG, a furtividade é uma técnica importantíssima e que vai dar a vantagem para o jogador que souber utilizá-la para punir os adversários.

Longe de ser só andar abaixado ou fazer pouco barulho, jogar de modo furtivo exige muita movimentação rápida nos momentos certos, sem que os inimigos vejam. Nesse guia separamos algumas dicas de ouro para flanquear seus alvos e conseguir abates limpos. Vem com a gente!

1. Silenciador 

Se o que você busca é furtividade, fazer pouco ou nenhum barulho enquanto dispara com as suas armas é um baita recurso. Com exceção da Crossbow, que é praticamente silenciosa, todas as armas à distância do PUBG são bem barulhentas e vão acabar entregando a sua posição ao disparar.

Crédito: Divulgação

Para algumas armas há a opção de equipar um silenciador, um dos melhores acessórios do jogo. Embora não dê uma melhora no controle do equipamento nem aumente a precisão  - como outros que vão no seu lugar - ele vai praticamente eliminar o barulho dos tiros, o que vai deixar os inimigos confusos e ajudar com os abates furtivos.

Infelizmente não é fácil encontrar um silenciador dando sopa por aí, já que eles são raros e aparecem mais nas áreas mais povoadas do mapa. Por conta disso, não é um recurso obrigatório para jogar na furtividade, mas um artigo de luxo que você deve ficar atento para não deixar passar na hora de fazer o loot.

2. Use os sons do ambiente e inimigos

O som é importantíssimo no PUBG e, não à toa, há a recomendação para jogar com fones de ouvido, já que fica mais fácil ouvir os passos dos inimigos. Com carros passando por todos os lados, explosões e aviões sobrevoando o mapa, você terá várias oportunidades para se mover de forma rápida e furtiva pelo mapa.

Crédito: Divulgação

Ao chegar em uma nova cidade, por exemplo, onde geralmente há squads de inimigos, você pode e deve utilizar os barulhos tanto do ambiente quanto dos inimigos para se posicionar sem ser notado. Um carro passando por perto pode mascarar o barulho da sua corrida e permitir chegar em uma construção. 

Use essas janelas de oportunidade para flanquear os inimigos e surpreendê-los. 

3. Armadilhas funcionam

Muitos jogadores no PUBG executam ações de forma bem automática, o que os deixam previsíveis. Um carro em um local longe da safe, um loot de qualidade dentro de uma casa, um ponto de vantagem em uma zona final do jogo, tudo isso pode ser utilizado para criar uma armadilha mortal.

No início do jogo, por exemplo, muitos jogadores vão procurar veículos para se mover até a zona segura. Se ver um dando sopa em um local onde você sabe que há inimigos por perto, se esconda nos arredores e espere o inimigo vir igual a um rato em direção à ratoeira, é tiro e queda. 

Entender o que os outros jogadores vão fazer é uma grande arma do jogo e vai te ajudar a criar boas situações furtivas para abates limpos e rápidos.

4. Jogue no limite do gás

O básico da furtividade é surpreender os inimigos, geralmente atirando por trás. Nada melhor para isso do que estar sempre nas costas deles. No caso do PUBG, isso acontece quando você joga no limite do gás.

Há toda uma estratégia para jogar assim, com um controle diferente do tempo para garantir que você consiga fazer o loot e sair no momento certo para ainda conseguir chegar a zona segura sem sofrer danos. No começo pode parecer difícil se adaptar, mas é um dos meios mais eficientes para conseguir boas colocações nas partidas.

A primeira vantagem aqui é que as suas costas vão estar sempre protegidas, já que os inimigos geralmente não sobrevivem dentro do gás. O segundo é que a maior parte dos adversários vão estar sempre na sua frente, o que facilita e muito jogar de forma furtiva, flanqueando os adversários.

Se você nunca tentou jogar assim, faça o teste, vai ser uma experiência que vai acrescentar muito ao seu jogo.

5. Domine sua rota

Outro ponto importantíssimo para dominar o jogo furtivo no PUBG é conhecer a sua rota. Jogadores melhores já têm alguns caminhos planejados antes mesmo de saltar do avião e criam uma rota de loot e abates rumo ao final do jogo. Tudo isso, claro, precisa ser adaptado de acordo com as zonas seguras e o trajeto do avião, mas você também já vai ter um plano B ou C para os casos mais surpreendentes.

Crédito: Divulgação

Ao escolher uma rota de loot e fazê-la por diversas vezes, você vai dominar os locais, saber onde os inimigos geralmente se escondem nessas áreas e os melhores lugares para ter a vantagem no combate. Tudo isso contribui demais para jogar no modo furtivo e surpreender os adversários.

6. Comunicação é importante

Jogar em squad não significa abrir mão da furtividade, pelo contrário. Geralmente, todo squad vai ter um jogador responsável por flanquear os inimigos e esse cara precisa ser um perito na movimentação suave para surpreender os adversários.

A chave, nesse caso, é a comunicação. Se você for esse jogador que vai para os flancos, o seu papel é sempre alertar os amigos no caso de encontrar inimigos e comunicar constantemente a sua posição enquanto eles chamam a atenção no combate. A dica de ouro mencionada, se movimentar quando o barulho do ambiente for maior que o dos seus passos, é fundamental nesse momento. Enquanto seus amigos atiram e criam um barulho infernal no local, se movimente rápido para o flanco dos adversários e liquide a fatura.

Com o barulho do combate, outros inimigos e squads podem vir para a sua área, se notar alguma movimentação estranha, avise os seus companheiros imediatamente. A comunicação é importantíssima em grupos e vai ajudar tanto a jogar de forma furtiva quanto a sobreviver caso a emboscada for contra o seu squad.

7. Dicas finais

Não existe mais o bug da vegetação, que fazia com que, ao diminuir a qualidade gráfica do jogo, fosse possível enxergar inimigos escondidos na grama. Use o ambiente para se esconder e surpreender os inimigos.

É um mito que o seu personagem faz menos barulho descalço. Isso foi uma realidade só começo do jogo e foi corrigida com o tempo. O traje Ghillie ajuda demais a se esconder no ambiente, especialmente nas zonas finais. Você pode encontrá-lo em drops do avião.

Dentro de construções, evite as janelas, ande sem fazer barulho e preste atenção para ouvir passos do adversário. Granadas fazem milagres nessas situações.

Último acesso: 02 Dec 2020 - 15:59:13 (1101172).