5 heróis da Marvel que surgiram durante a Guerra Fria

Alguns dos personagens mais reconhecidos foram criados durante a época do conflito ideológico do século 20

Victória Gearini Publicado terça 20 outubro, 2020

Alguns dos personagens mais reconhecidos foram criados durante a época do conflito ideológico do século 20
Imagem promocional do filme Vingadores: Guerra Infinita (2018) - Divulgação/Marvel Studios

O contexto da Guerra Fria (1947 – 1991) ficou marcado na História como um período de espionagem, propagandas em massa e ameaças de armas atômicas. Em decorrência deste cenário de instabilidade política e de polarização, as manifestações artísticas e culturais ganharam força em todo o mundo. Como forma de transmitir um sentimento de esperança para a população, autores criaram super-heróis que pudessem contextualizar as nuances do século 20.

Confira abaixo os personagens da Marvel que retratam este período da Guerra Fria:

1. Quarteto Fantástico

Quarteto Fantástico foi lançado em 1961 e é a primeira HQ da Marvel em que Stan Lee fez parceria com o desenhista Jack Kirby. A história foi publicada pouco tempo depois do cosmonauta Yuri Gagarin ser enviado ao espaço. Na época, o governo estadunidense promoveu uma propaganda negativa sobre o programa espacial da União Soviética, retratando o governo soviético como imprudente e que poderia gerar diversos acidentes — assim como aconteceu com os personagens.

2. O Incrível Hulk

O Incrível Hulk é a segunda HQ de Stan Lee em parceria com Jack Kirby, lançada originalmente em 1962. Nesta história o tema abordado são os projetos secretos desenvolvidos pelo governo e a instabilidade da sociedade. Bruce Banner, é o personagem principal desta história, considerado um grande físico que trabalha em parceria com o governo para criar a Bomba Gama — uma arma nuclear com alcance devastador e aniquilador da raça humana. Entretanto, ao ficar exposto à radiação, durante um acidente, o físico se transforma no Incrível Hulk — que, mais tarde, consagrou-se como um dos heróis mais famosos do universo Marvel.

hulk
Ilustração de Hulk nos quadrinhos / Crédito: Divulgação/Marvel Comics

3. Homem de Ferro

Publicada originalmente em 1963, a obra do Homem de Ferro também está relacionada ao período de polarização da Guerra Fria, mais especificamente com a Guerra do Vietnã. Nas primeiras histórias, o Homem de Ferro participa da invasão promovida pelo governo estadunidense ao território do Vietnã. Em paralelo com a realidade, a narrativa faz referência ao grande investimento dos Estados Unidos na indústria bélica, com o intuito de combater as possíveis ameaças comunistas no país asiático.

++Confira os outros heróis no site Aventuras na História, parceiro da Revista Recreio.

Último acesso: 02 Dec 2020 - 15:37:34 (1101282).