Os 10 maiores mistérios sobre os heróis e vilões mais famosos do mundo

Descubra alguns dos grandes segredos por trás dos seus personagens favoritos das telinhas e dos quadrinhos

Letícia Yazbek Publicado sexta 22 janeiro, 2021

Descubra alguns dos grandes segredos por trás dos seus personagens favoritos das telinhas e dos quadrinhos
Cena de Lord Voldemort em Harry Potter - Divulgação/Warner Bros. Pictures

Os vilões e heróis mais conhecidos do cinema têm histórias bem diferentes, e muitas vezes não entendemos como eles se tornaram o que são ou por que têm determinado poder. Prepare-se para descobrir as respostas para as principais dúvidas sobre eles!

1. Por que Darth Vader tem aquela voz horripilante?

A voz de Anakin Skywalker se transformou quando ele se tornou Darth Vader. Quando ainda é um aprendiz Sith, Anakin se encontra com o antigo mestre Obi-Wan Kenobi. Eles se enfrentam em um dos duelos mais importantes da saga e Obi-Wan corta um braço e as duas pernas de Anakin. Sem poder se mover, ele escorrega de uma montanha e cai em um rio de lava. Anakin fica todo queimado e é levado a um hospital por Palpatine. Para salvá-lo, o corpo de Anakin é misturado a um suporte de vida robótico. A armadura negra tem um sistema que ajuda Darth Vader a respirar, fazendo com que ele tenha aquela voz metálica.

2. Do que é feito o capacete do Magneto?

O capacete do vilão Magneto, líder dos mutantes malvados de X-Men, é feito de adamantium, o mesmo metal indestrutível que forma os ossos de Wolverine. O capacete foi criado por cientistas soviéticos para o também mutante e vilão Dr. Shaw. Magneto roubou o objeto depois de uma briga com Dr. Shaw. Com o capacete, Magneto se protege dos poderes de outros mutantes, como controle da mente e telepatia.

3. Por que o bruxo Voldemort não tem nariz?

Por causa das Artes das Trevas. Quando era jovem, Tom Riddle (nome de Voldemort) se tornou um expert nesses feitiços. Para se tornar imortal, Voldemort criou as Horcruxes, colocando pedaços da própria alma em objetos. Aí, ele acabou se modificando também na aparência, ficando com uma aparência assustadora: rosto de caveira, olhos vermelhos e nariz de serpente (só com dois buracos).

4. Gollum era mesmo um hobbit?

Sim, ele era um hobbit chamado Sméagol. Ele era membro de uma família grande e respeitada, e vivia nos Campos de Lis. No dia de seu aniversário, Sméagol foi pescar com o primo Déagol e eles encontraram o Um Anel, que pertencia a Sauron, no fundo do rio. Sméagol descobriu os poderes do anel, como a invisibilidade, e os utilizava para descobrir segredos e cometer maldades. Com o tempo, o uso dos poderes do anel foi sugando a energia dele, transformando-o na criatura estranha que ganhou o apelido de Gollum. Aí, ele passou a viver em cavernas, longe do sol, sofrendo cada vez mais mudanças físicas.

5. Sauron sempre foi malvado?

Não. Sauron era bom, mas acabou escolhendo o caminho do mal para conquistar os objetivos que tinha. Ele era aprendiz de Aulë, mas traiu o mestre e se tornou servo de Melkor, se rendendo ao poder do mal. Ele queria dominar todos os reinos da Terra Média (universo onde se passa a história de O Senhor dos Anéis). Aí, ele convenceu os elfos a fabricarem anéis mágicos, que o ajudariam a realizar os planos maléficos. Ele passou a usar o Um Anel, o mais poderoso de todos, para conseguir controlar os outros anéis e quem os usasse.

6. Do que é feito o escudo do Capitão América?

O escudo é feito de uma liga metálica de adamantium com vibranium, um metal encontrado apenas em Wakanda, terra do Pantera Negra. O vibranium consegue absorver qualquer impacto, vibração ou radiação que é disparado contra ele. O escudo indestrutível é usado para defesa e também ataque, funcionando como um bumerangue. O escudo é o único objeto feito da mistura de adamantium e vibranium – nas outras tentativas que foram feitas, o material se tornou quebradiço e perdeu as características de cada metal.

7. Por que só o Thor consegue erguer o Martelo Mjolnir?

O Martelo Mjolnir é uma arma poderosa criada por Odin para Thor. Apenas os heróis dignos e de coração puro podem erguer o Martelo. Essa magia foi criada por Odin para que a arma não fosse usada por inimigos de Thor ou qualquer pessoa com objetivos malignos. Para essas pessoas, o Martelo se torna muito pesado. Thor e Odin são alguns dos heróis que podem erguer o Mjolnir, mas outros personagens já foram capazes de pegá-lo. Nas histórias em quadrinhos, Capitão América, Hulk e Super-Homem já ergueram o Martelo Mjolnir.

8. Por que o incrível Hulk fica verde?

Os poderes adquiridos por Dr. Robert Bruce Banner fizeram com que, quando ele estivesse com muita raiva, se tornasse um ser enorme e muito forte, com a pele verde. Mas sabia que, quando foi criado, Hulk era cinza? A qualidade da impressão da revista acabou variando a cor – em algumas cenas, o cinza parecia verde. Aí, para resolver o problema, os criadores do herói decidiram assumir a nova cor. Hulk também já ganhou versões azul, vermelha e laranja.

9. Como Charles Xavier ficou paraplégico?

As histórias em quadrinhos contam que, certa vez, Charles Xavier estava na região do Himalaia, tentando deter os planos de invasão do alienígena Lúcifer. Ao ser impedido por Xavier, Lúcifer o atacou com uma grande pedra, deixando-o paraplégico. Já o filme X-Men – Primeira Classe mostra uma versão diferente. No filme, o vilão Magneto desvia as balas atiradas por Moira McTaggert, que estava indo na direção dele, e acaba acertando Charles Xavier sem querer.

10. Por que a criptonita enfraquece o Super-Homem?

A criptonita é um mineral que foi criado a partir dos restos do planeta natal do Super-Homem, Krypton. A radiação da criptonita faz com que ele fique fraco e perca seus poderes. Isso acontece porque a criptonita interage com as células do herói, destruindo a habilidade das células de receber energia da luz solar, principal fonte do poder dele. Aí, sem poder tirar vantagem da energia do Sol, o Super-Homem fica fraco, com muitas dores e náuseas, e pode até morrer.

Último acesso: 04 Dec 2021 - 23:44:45 (1100226).