corpo-humano   / Curiosidades

Por que tem gente que boceja quando vê os outros bocejarem?

Descubra a resposta por trás deste questionamento muito comum no nosso dia a dia

Publicado terça 23 fevereiro, 2021

Descubra a resposta por trás deste questionamento muito comum no nosso dia a dia
Imagem ilustrativa de uma criança bocejando - Pixabay

Não se sabe ao certo a resposta para esse questionamento bem comum entre as pessoas. Algumas pesquisas indicam que pode ser um reflexo herdado de nossos ancestrais, pois no passado líderes de alguns povos bocejavam para se comunicar e outras pessoas os imitavam para transmitir o recado.

Assim teria surgido o impulso de repetir o bocejo. Quando alguém boceja, uma região do cérebro é acionada e nos faz bocejar junto. É a mesma região que nos faz chorar e rir junto com os outros.

De acordo com essa primeira teoria, a boca aberta serviria como uma forma de alerta para passar informações como a aproximação de algum predador, a possibilidade de chuva ou até mesmo que já estava na hora de dormir. Conforme evoluímos, as ameaças se tornaram cada vez menores e a comunicação também acabou melhorando. Dessa forma, o hábito apenas permaneceu com os seres humanos, mas sem nenhum grande significado por trás.

No entanto, de acordo com a ciência, o bocejo tem sim um motivo para acontecer. Pesquisas afirmam que a sua função é despertar um indivíduo que esteja cansado, entediado ou com sono. Para que isso aconteça, o nosso cérebro envia informações de alerta para o resto do corpo, com o intuito de evitar que a pessoa caia no sono na hora errada.

Mesmo sendo algo comum, é importante prestar bastante atenção a este hábito. Caso você esteja bocejando constantemente, isso pode sinalizar que existe algo de errado com o seu corpo — como falta de sono, cansaço crônico ou até mesmo insônia. Por este motivo, tirar boas noites de sono são essenciais para evitar o bocejo indesejado durante o dia.

Último acesso: 03 Dec 2021 - 03:21:41 (1101896).