Recreio
Busca
Facebook RecreioTwitter RecreioInstagram Recreio
Corpo Humano / Gripe

Por que nós temos gripe?

Cansaço, febre, nariz escorrendo, dor no corpo... Pode ser gripe! Veja como ela acontece

Maria Carolina Cristianini Publicado em 06/05/2020, às 14h00 - Atualizado em 04/09/2022, às 13h00

WhatsAppFacebookTwitterFlipboardGmail
Imagem ilustrativa de uma criança com gripe - Pixabay
Imagem ilustrativa de uma criança com gripe - Pixabay

O vírus da gripe entra no organismo pela respiração — nariz ou boca. Basta alguém contaminado espirrar ou tossir e você ter contato com as gotinhas de saliva contaminada. Se os pelinhos do nariz, as secreções do corpo ou as células de defesa não barrarem o vírus, você fica doente.

Os sintomas aparecem alguns dias após a contaminação. Nos três primeiros dias, a febre é mais alta e o vírus invade o organismo. Enquanto ele se espalha, as células de defesa estão em ação e é importante repousar e se alimentar bem. A partir do quarto dia o mal-estar costuma diminuir e o organismo vai ganhando a batalha. Em cerca de dez dias o vírus é eliminado.

Sintomas

Durante uma gripe, podem ocorrer inflamações e infecções na região da testa e do rosto, onde surge um tipo de secreção, criando a sensação de peso e dores na cabeça. A região dos olhos também sofre e fica sensível à luz, lacrimejando e ardendo.

Você pode ter febre. Quando o organismo é invadido por um vírus ou bactéria, as células de defesa liberam substâncias que confundem o hipotálamo (região do sistema nervoso central que controla a temperatura do corpo). Ele, então, aciona mecanismos para elevar a temperatura — é sinal de que estamos lutando contra a doença.

Mais inflamações surgem nas células que ficam na parte interna do nariz. Elas reagem produzindo a coriza — você espirra mais porque a região está sensível. Com mais secreção, vem o entupimento e a dificuldade para respirar. As células do olfato não trabalham direito e não sentimos bem os cheiros — o paladar também fica prejudicado, pois está associado ao olfato.

O vírus é transportado pelo sangue e viaja pelo corpo. Quando ataca as células dos músculos, elas reagem e ocorre uma leve inflamação. Aí sentimos dor no corpo. Outros lugares que podem ficar inflamados e doerem são os ouvidos e a garganta. Além disso, a tosse aparece para eliminar o excesso de secreção que o organismo produz.

E agora?

Pegou gripe? Então, beba bastante água para manter o corpo hidratado e se sentir melhor. Também é importante descansar para que o organismo tenha energia para combater a gripe. Remédios podem ajudar a diminuir os sintomas, como coriza, febre e dor no corpo.

Gripe ou resfriado?

Os sintomas das duas doenças são bem parecidos, mas os vírus que causam o resfriado são menos agressivos. Normalmente, quem fica resfriado não tem febre alta e sara mais depressa.

Gripes e resfriados atingem mais as crianças porque as defesas do corpo ainda não estão preparadas para combater esse tipo de vírus. E já reparou que o inverno aumenta os casos? No frio, ficamos mais em lugares fechados. Assim, o vírus se espalha facilmente. 


Consultoria: Celso Granato (assessor médico em infectologia do Grupo Fleury), Dora M. G. Kassisse (professora do Departamento de Biologia Estrutural e Funcional da Unicamp), Doris Rosenthal (professora-pesquisadora do Laboratório de Fisiologia Endócrina no Instituto de Biofísica Carlos Chagas Filho da UFRJ) e Eduardo Colombari (professor do Departamento de Fisiologia e Patologia da Unesp).