Recreio
Busca
Facebook RecreioTwitter RecreioInstagram Recreio
Corpo Humano / Risada

Por que nós damos risada?

Entenda como acontece a risada e veja o que ocorre no nosso corpo durante esse processo

Lucas Vasconcellos Publicado em 14/10/2023, às 14h00

WhatsAppFacebookTwitterFlipboardGmail
Imagem ilustrativa de meninas dando risada - Pixabay
Imagem ilustrativa de meninas dando risada - Pixabay

Dar risada é um comportamento comum para os seres humanos, presente em várias culturas, mas também para animais, como macacos e cães. Sorrir é um gesto de comunicação entre a espécie humana e até entre espécies diferentes (como quando você sorri para seu pet) e que gera uma aproximação.

Quando rimos de algo que julgamos engraçado, significa que houve uma experimentação prévia. Ou seja, você já viu ou teve a experiência de uma situação parecida com aquela antes e seu cérebro se lembra disso. É por isso que algo pode ser engraçado para você, mas não para seu amigo. Além disso, rir é uma questão social: quando você está com uma turma que ri de algo, mesmo que você não veja muita graça, pode acabar rindo para se sentir incluído.

Rir faz bem! Mas, na verdade, o benefício de uma boa gargalhada vem antes: ela é o reflexo da sensação de felicidade, como quando acontece algo legal e divertido no seu dia. Esse tipo de situação faz com que o organismo libere substâncias, como a adrenalina, serotonina e a dopamina, que deixam você motivado e alegre. Essas substâncias criam sensação de bem-estar, deixam você mais relaxado e espantam sentimentos ruins, por exemplo.

Uma única gargalhada é capaz de mexer muitos músculos no corpo. Só no rosto são 36 músculos em geral — quando rimos, mexemos cerca de onze músculos, mais em torno dos olhos e ao redor da boca.  E a movimentação desses músculos só faz bem para a face, mantendo essa parte do corpo com aspecto de saudável.

Ao serem estimulados pela risada, os músculos faciais estimulam as glândulas lagrimais (que produzem a lágrima). Por isso, é comum você chorar de rir! O mesmo vale para quem já deixou um pouco de xixi escapar no meio de uma gargalhada — algo mais comum entre as crianças, que ainda não têm total controle sobre as funções motoras do corpo. Isso acontece porque, ao se contorcer no momento de euforia, que também pode ser gerado pela raiva ou choro, faz pressão sobre a bexiga e a pessoa acaba urinando.   

E você sabia que, quando está triste, você pode rir sem querer? Isso acontece porque o sentimento forte de tristeza ou mesmo de raiva pode provocar uma contração intensa nos músculos da face, em um movimento que lembra o riso.