corpo-humano   / Corpo Humano

10 dicas fundamentais para conseguir dormir melhor

Para conseguir realizar as atividades do dia a dia, todos precisamos de uma boa noite de sono

Letícia Yazbek Publicado quinta 8 julho, 2021

Para conseguir realizar as atividades do dia a dia, todos precisamos de uma boa noite de sono
Imagem ilustrativa de uma criança dormindo - Pixabay

Dormir bem é fundamental para que possamos realizar as atividades do dia a dia, como estudar, fazer exercícios físicos e brincar. Quem não dorme o suficiente pode ter dores de cabeça e irritabilidade. Além disso, dormir mal impede que seu corpo descanse e se recupere.

Cada pessoa precisa de uma quantidade de horas para conseguir reparar o organismo. Isso depende das necessidades de cada um. Algumas pessoas que precisam de 6 ou 7 horas, e há aquelas que necessitam de mais de 8 horas.

Adotar alguns hábitos pode ajudar você a ter uma boa noite de sono:

1. Procure dormir e acordar sempre no mesmo horário. Isso ajuda o organismo a entender quando está chegando a hora de dormir e a se preparar para esse momento.

2. Antes de dormir, fique pelo menos 30 minutos sem usar o computador ou mexer no tablet ou celular. A luz emitida por esses aparelhos faz com que o cérebro fique mais alerta. Aí, o corpo demora a entender quando chega a hora de descansar.

3. Mantenha seu quarto sempre arejado e sem barulhos na hora de dormir. Dessa forma, você vai conseguir relaxar mais rapidamente.

4. Não consuma alimentos que demoram para ser digeridos, como carnes, massas e frituras. Para evitar problemas no sono, o ideal é ingerir esses alimentos pelo menos duas horas antes de se deitar.

5. Evite ingerir bebidas estimulantes, como café, refrigerante e chás com cafeína antes de dormir. Boas opções são o leite e os chás relaxantes.

6. Não faça exercícios físicos depois das 21 horas. A atividade faz com que o corpo fique ligado e tenha dificuldades para relaxar. O melhor é praticar o exercício durante o dia — ele ajuda o corpo a gastar energia e aumenta a necessidade de descansar.

7. Deite-se na cama apenas quando tiver sono. Antes disso, o ideal é ficar recostado na cama ou no sofá, sob uma luz um pouco mais fraca. Uma boa ideia é ler algo que traga paz e tranquilidade enquanto o sono não vem. Evite as histórias que promovem a tensão e o medo.

8. Tente relaxar na hora de dormir. Respire fundo e procure deixar os músculos distensionados. Esqueça os problemas do dia a dia, focando sempre em descansar o corpo e a mente.

9. Use um pijama confortável e um bom travesseiro, que permita a redução da tensão nas costas e no pescoço. Observe também a qualidade do colchão — ele deve ser trocada sempre que estiver perdendo a firmeza.

10. Um cochilo de 10 a 30 minutos após o almoço ajudar a relaxar sem prejudicar o sono noturno. Sonecas prolongadas, de mais de 30 minutos, podem tirar o sono e atrapalhar a sua rotina.

Último acesso: 03 Dec 2021 - 04:35:45 (1100213).