Como o nosso osso volta ao normal depois que quebramos?

Descubra como o nosso corpo trabalha para recuperar um osso quando ele se quebra

Maria Carolina Cristianini Publicado segunda 31 maio, 2021

Descubra como o nosso corpo trabalha para recuperar um osso quando ele se quebra
Imagem ilustrativa de uma mulher com a perna quebrada - Pixabay

Quebrar um osso não é nada legal. Mas quando isso acontece, o nosso corpo possui a incrível capacidade de concertá-lo sozinho após um tempo, o deixando novinho em folha. Mas, você já pensou como isso pode acontecer? Entenda como tudo funciona com apenas 3 passos!

1. Unindo o osso

Quando um osso se quebra, os vasos sanguíneos que passam por dentro dele se rompem. Aí o sangue forma uma pasta (chamada coágulo) que ocupa o espaço entre as duas partes do osso, mantendo-as na direção certa para que se unam outra vez.

2. Limpando a bagunça

O organismo produz células que formam os vasos sanguíneos novos. O sangue passa por ali e fabrica células especiais. Algumas delas limpam os restos da fratura e outras produzem o material que forma os ossos para remendar a parte que está quebrada.

3. Emendando tudo

As células especiais se multiplicam e vão emendando as duas partes do osso. Primeiro se forma uma ponte, mais fácil e com um formato diferente. Aos poucos ela se fortalece e fica com o formato, a estrutura e a resistência de um osso normal.

Você sabia que...

Normalmente, as crianças se recuperam mais rápido de fraturas? Isso acontece porque as suas células trabalham mais depressa na reconstrução do osso.

 

 

CONSULTORIA: Caio Nery (prof. do depto. De ortopedia e traumatologia da Universidade Federal de São Paulo), Carlos Navas (prof. do depto. de fisiologia geral da USP), Fabrizio A. G. Cardoso (coordenador do curso de Fisioterapia da Universidade Federal do Triângulo Mineiro) e Walter Fukushima (prod. De Ortopedia e Traumatologia da FMABC).

Último acesso: 04 Dec 2021 - 22:49:22 (1102365).