De estalar os dedos a cutucar o nariz: Hábitos que parecem inofensivos mas fazem mal ao nosso corpo

Alguns hábitos, que fazemos até sem perceber, podem trazer complicações para o organismo futuramente. Descubra quais!

Lucas Vasconcellos Publicado sexta 28 maio, 2021

Alguns hábitos, que fazemos até sem perceber, podem trazer complicações para o organismo futuramente. Descubra quais!
Criança roendo a unha - Pixabay

1. Estalar os dedos

Estalar os dedos de vez em quando, com cuidado, não oferece problemas. Mas essa mania em excesso pode demonstrar alguma alteração de comportamento ou causar dores nas articulações. Nesses casos, o melhor é procurar a orientação de um médico.

2. Coçar os olhos

Às vezes, até sem perceber, coçamos os olhos. Isso não é legal: eles são estruturas delicadas e a pressão exercida sobre o globo ocular pode causar lesão na córnea (camada mais externa) e na retina (parte responsável pela formação da imagem).

3. Segurar o xixi

Durante uma brincadeira, é normal não querer parar nem para ir ao banheiro. Aí, você segura o xixi! Fique esperto, pois a vontade é sinal de que bexiga está cheia e é preciso esvaziá-la. Tudo bem segurar um pouco e só de vez em quando, mas prender o xixi demais e com frequência faz com que você force muito a musculatura da bexiga – isso pode até causar uma infecção.

4. Segurar o espirro

Nada de segurar o espirro! Ao inibir esse mecanismo de defesa do organismo, a pressão que seria usada para expelir o corpo estranho (como um vírus) é desviada e pode causar lesões no ouvido ou infecção respiratória (pelo acúmulo de secreção). O correto é só colocar a mão na frente.

5. Cutucar o umbigo

Deixe seu umbigo quieto. Além de não ser bonito cutucá-lo, principalmente em público, ficar mexendo nele pode provocar alguma infecção no local. Se após cutucar você perceber que a pele ao redor está vermelha, dolorida e quente, pode ter surgido uma inflamação.

6. Roer as unhas

Sabia que roer as unhas não é nada higiênico? As mãos estão cheias de bactérias e outros microrganismos que podem levar a doenças. Ao roer as unhas, além de machucar a pele, você pode ter diarreia, alterações no formato das unhas e até problemas nos dentes.

7. Cutucar o nariz

Para manter o nariz limpinho, o ideal é sempre umidificá-lo com soro fisiológico várias vezes ao dia. Tirar meleca com o dedo pode machucar os pequenos vasos sanguíneos da região e causar pequenos sangramentos. Já se o nariz estiver entupido, é melhor procurar a ajuda de um médico.



Consultoria: Carlos A. Lazar (infectologista da PUC-SP), Heloisa Ionemoto (Pediatra, membro da Sociedade de Pediatria São Paulo e pediatra da Fundação José Luiz Setúbal) e Tadeu F. Fernandes (Presidente do Departamento de Pediatria Ambulatorial da Sociedade Brasileira de Pediatria - SBP).

Último acesso: 04 Dec 2021 - 23:13:03 (1095602).