A hora do descanso: 7 curiosidades sobre os sonhos

Você sabe o que acontece em nossa mente enquanto dormimos? A gente te conta!

Publicado sexta 15 outubro, 2021

Você sabe o que acontece em nossa mente enquanto dormimos? A gente te conta!
Imagem ilustrativa de uma criança dormindo - Pixabay

Apesar de ser um momento de descanso, durante o sono o cérebro continua em atividade. Um dos sinais disso são os sonhos. E você sabe por que às vezes não nos lembramos deles? Ou se dá para controlar o que vamos sonhar? A gente conta essas e outras curiosidades.

1. Por que sonhamos?

Ninguém sabe direito o porquê, mas começamos a sonhar antes mesmo de nascer! Dentro da barriga da mãe, isso estimula as transmissões entre os neurônios – que fazem com que a inteligência do bebê se desenvolva no futuro. Em crianças e adultos, os sonhos ajudam a gravar acontecimentos e aprendizados no cérebro.

2. É verdade que dá para controlar os sonhos?

Não. O que acontece é que algumas pessoas têm a capacidade de levar elementos do mundo exterior para dentro dos sonhos. Por exemplo: se você está dormindo e alguém tenta conversar no meio do seu sono, o diálogo pode ir para dentro de um sonho.

3. É possível não sonhar?

Sim! Algumas pessoas têm o sono muito agitado (como as que possuem problemas respiratórios). Aí, não entram na fase REM do sono e não sonham.

4. Esse fenômeno ajuda a fixar algo que aprendemos?

Ele dá sinais de algo que se fixou na sua mente. É durante o sono que os elementos que formam a memória de curto prazo são incorporados na de longo prazo. Se você está aprendendo um idioma e sonhar que está conversando na nova língua, é porque o cérebro gravou o que você aprendeu!

5. Quantas vezes sonhamos por noite?

Entre três e seis vezes. Os mais intensos vêm no sono REM – Rapid EyeMovement Sleep, ou movimento rápido dos olhos. O REM acontece logo depois da fase do sono profundo e dura entre uma hora e uma hora e meia.

6. Por que sonhos se repetem?

Provavelmente é porque uma situação marcou a sua vida. Isso também pode acontecer por causa de um trauma que se transforma num pesadelo e vem perturbar o seu sono. Se esse for o caso, converse com seus pais e peça para ir ao médico.

7. Por que, às vezes, não nos lembramos de nada?

É comum lembrarmos quando acordamos até dez minutos depois do fim do sonho – período em que o cérebro consegue ativar a memória para que a lembrança venha. Mas, se entramos em sono profundo, sem acordar, acabamos nos esquecendo.

Último acesso: 03 Dec 2021 - 03:45:45 (1100495).